As dificuldades para empreender no Brasil

Quais são as dificuldades encontradas por quem tem um negócio próprio no Brasil?

Para responder a pergunta acima, o Peixe Urbano realizou uma pesquisa entre março e abril deste ano com as empresas que oferecem cupons de desconto em seu site, a maioria do setor de serviços. O resultado vocês conferem a seguir...

1.º lugar: Infraestrutura

O item que mais preocupa na hora de manter um negócio é infraestrutura, com média de 3,71 pontos em uma escala de zero a quatro pontos. Segundo a pesquisa, os maiores entraves são a dependência de fornecedores (59,2%) e a falta de fornecedores qualificados (40,8%).

2.º lugar: Impostos

Acertar as contas com o governo é um problema recorrente para os empreendedores. O item impostos alcançou 3,44 pontos e ficou em segundo lugar na pesquisa. As altas cargas tributárias (69,8%) e a complexidade em pagar os impostos (23,8%) são as maiores preocupações. 

3.º lugar: Burocracia

Lentidão para formalização da empresa e dificuldades para obtenção de alvarás e licenças são os maiores percalços para os empreendedores. Com isso, o item burocracia ficou em terceiro lugar na pesquisa ao registrar um índice de 3,28 na escala de preocupação dos empresários.

4.º lugar: Custo de capital

Conseguir dinheiro para financiar seu negócio próprio é o quarto item que mais causa "dor de cabeça" entre quem tem um negócio próprio. Os juros altos e a dificuldade para conseguir crédito foram citados por, respectivamente, 57%  e 37,4% dos entrevistados.

5.º lugar: Capital humano

Apesar da taxa de desemprego estar em 11,8%, com 12 milhões de brasileiros desocupados, os empreendedores ainda têm dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. Entre os entrevistados, 67,8% citam a falta de profissionais qualificados no mercado como um problema. O resultado colocou o item capital humano em quinto lugar na pesquisa, com 3,04 pontos.