Servidor de arquivos


definição servidor de arquivos...


O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando desejarem usar um arquivo importante, como um planejamento de projeto, os usuários podem acessá-lo diretamente no servidor de arquivos, em vez de precisarem repassar o arquivo entre cada computador. Se os usuários da rede precisarem acessar os mesmos arquivos e aplicativos acessíveis pela rede, configure o computador como servidor de arquivos.

topologia básica...


Definição SAMBA...



O SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes a implementação NetBEUI no Windows. O SAMBA é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar redes heterogênea.

Definição SAMBA...



Com o SAMBA, é possível construir domínios completos, fazer controle de acesso a nível de usuário, compartilhamento, montar um servidor WINS, servidor de domínio, impressão, etc. Na maioria dos casos o controle de acesso e exibição de diretórios no samba é mais minucioso e personalizável que no próprio Windows.

História...



Andrew Tridgell - Desenvolveu o samba porque precisava montar um volume Unix em sua máquina DOS. Inicialmente ele utilizava o NFS, mas um aplicativo precisava de suporte NetBIOS. Andrew então utilizou um método muito avançado usado por administradores para detectar problemas: escreveu um sniffer de pacotes que atendesse aos requerimentos para ter uma única função: analisar e auxilia-lo a interpretar todo o tráfego NetBIOS da rede. 


Características


  • Compartilhamento de arquivos entre máquinas Windows e Linux ou de máquinas Linux (sendo o servidor SAMBA) com outro SO que tenha um cliente NetBEUI (Macintosh, OS/2, LanManager, etc).

  • servidor de compartilhamento de impressão no Linux que receberá a impressão de outras máquinas Windows da rede.

CARACTERÍSTICAS


  • Controle de acesso aos recursos compartilhados no servidor através de diversos métodos (compartilhamento, usuário, domínio, servidor).

  • Controle de acesso leitura/gravação por compartilhamento.

  • Controle de acesso de leitura/gravação por usuário autenticado.

  • Possibilidade de definir contas de "Convidados", que podem se conectar sem fornecer senha.

Um pouco mais de samba...



agora sim...


  • O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP, 7, Server 2003 e server 2008, além de máquinas com o Linux, é claro. 
  • O Samba é um software livre que está disponível sob a licença GNU/GPL (GNU's not Unix).
  • SIte oficial do projeto www.samba.org

#apt-get install samba smbclient samba-doc

o arquivo smb.conf...


Samba  possui um único arquivo: o smb.conf. Esse arquivo geralmente fica localizado no diretório de instalação do Samba.


O arquivo smb.conf é estruturado da seguinte maneira: 

Os parâmetros de configuração são agrupados em seções. Cada seção é identificada por um nome entre colchetes, por exemplo, [global]. A seguir, segue a descrição de três exemplos de seções pré-definidas no Samba.

o arquivo smb.conf...


Seções do Samba:


[global] - como o nome indica, contém configurações que afetam todo o Samba. Por exemplo, nome do servidor;
[homes] - contém as configurações do diretório home para cada usuário;
[printers] - contém as configurações que controlam impressoras compartilhadas.

PDC???


O que é isso?




primary domain controler

domínio de rede



  • Um domínio de rede consiste em uma máquina central chamada de servidor, que mantém o controle de todas as contas de usuários/grupos e permissões para acesso a rede.

  • O acesso desta forma é centralizado, como vantagem disto você pode usar o nível de acesso por usuários nas máquinas, 

domínio de rede


  • É permitido criar scripts de logon, assim comandos programados pelo administrador serão executados nas máquinas clientes durante o logon no domínio

  • O nome da máquina é protegido contra hijacking através de contas de máquinas que fazem parte do domínio

  • Hijacking: O “roube de sessão TCP”

grupo de trabalho X domínio


  • Todos os computadores estão no mesmo nível; nenhum computador tem controle sobre o outro.

  • Cada computador possui um conjunto de contas de usuário. Para fazer logon em qualquer computador no grupo de trabalho, você precisa possuir uma conta nesse computador.

  • Se você possuir uma conta de usuário no domínio, poderá fazer logon em qualquer computador do domínio sem precisar ter uma conta nele.
  • Os computadores podem estar em redes locais diferentes.

  • Para o administrador, ele poderá definir políticas com o Poledit e outros programas que serão salvas junto com o perfil do usuário, valendo para qualquer máquina que ele se autentique na rede.

O que é preciso ter no smb.conf?


  • netbios name = gleydson - Nome do computador. Este também será o nome usado pelas outras máquinas clientes quando for configurar o PDC (controlador de domínio).
  • workgroup = focalinux - Nome do domínio que está criando. Todas as máquinas que pertencerem a este domínio, terão o nível de acesso definido pelo PDC. Note que o parâmetro workgroup também é usado ao especificar o nome do grupo de trabalho quando se é usado a configuração grupo de trabalho. 
  • security = user - Requerido para controle de acesso por domínio, já que é utilizado o controle de acesso local usando usuários e grupos locais.
  • domain master = yes - Especifica se está máquina está sendo configurada para ser o PDC da rede.

o que mais pode ter...


  • prefered master = yes - Força uma eleição com algumas vantagens para seu servidor ser eleito sempre como o controlador de domínio. Isto garante que a máquina SAMBA sempre seja o PDC.
  • local master = yes - Define se a máquina será o controlador principal do grupo de trabalho local que ela pertence.

É necessário criar contas de máquinas no servidor além das contas dos usuários.

o que devemos fazer???


Meter a mão na massa e botar o serviço para rodar!!!

E quais comandos utilizar???

Made with Slides.com