All decks
  • Evolving Web legacy systems with Microfrontends and Web Components

    Itaú Unibanco has one of the largest and oldest internet banking of the world, it has a long old story, a story that we are not always proud to tell about. But we can't just rewrite everything from the ground up, if we want to update it we need to find a way to do it coexisting with the legacy for a long time. This is not a introductory and conceitual talk, that's a story of how are using a microfrontend architecture with the Web Component technology, how we are scaling these tools for thousands of developers working on it at the same time, and finally automatizing everything we could in the way! We hope our story can bring some hope and ideas for other companies out there to deal with their own legacy.

  • RxJS Avançado: compondo interfaces visuais reativamente

    Programação reativa no mundo do Front End não é sobre usar um framework ou outro, é sobre como estruturar seu código e toda sua arquitetura de modo que esse paradigma faça sentido. Quem já brincou com qualquer implementação do ReactiveX sabe que é muito fácil dar um nó nas nossas cabeças, sem saber como estruturar os stream de modo que tudo se encaixem corretamente, ou mesmo sem encontrar o operador ideal para cada situação. Essa não é uma palestra introdutória ao tema, essa é uma palestra para ajudar aqueles que já queimaram muitos neurônios e querem melhorar seus skills com exemplos práticos.

  • Angular PWA: From Zero to Hero

  • Angular Libraries: from zero to Open Source

    Have you ever had an interest in publishing an Angular library to NPM? But then you were in doubt on how to manage the versions, how the software licenses work, what kind of files needs to be published, how to generate the build correctly? Let's learn with the experience of big open source cases out there and automatize everything as possible! So you can publish your next projects quickly and without worries!

  • Segredos para um JavaScript performático

    Entendendo como o V8 e outras engines de JavaScript executam e otimizam nosso código por baixo dos panos, podemos evitar alguns erros básicos que podem nos custar muito caro, e assim escrever um código naturalmente mais performático e evitando dores de cabeça no futuro.

  • AngularSP no Itaú

    Passo a passo de como organizar um evento no Itaú! 🤘🏻

  • Programação Reativa para Web na Prática

    Passado o hype de programação reativa de uns cinco anos atrás, foi tempo suficiente para esse conceito e suas ferramentas amadurecerem em meio a comunidade. Nessa apresentação veremos técnicas avançadas de programação assíncrona, muito além de callbacks, promises e async/await, para domar todo tipo de fluxo de dados com facilidade, utilizando um pattern muito antigo chamado Observable. Tudo isso em meio a exemplos práticos com novas ferramentas para seu dia a dia!

  • Angular: Do Passado Ao Futuro

    O Angular continua sendo um dos framework mais importantes do mercado. É fortemente usado por bancos, por grandes players do mercado e até mesmo pela NASA. Entenda as novidades criadas pelo Google e o que vem por aí.

  • Publicando Projetos OpenSource em JavaScript

    Já teve interesse de publicar algum projeto no NPM e ficou em duvida como gerenciar as versões, como funcionam as licenças de software, o que precisa ser publicado, como gerar o build corretamente, além de gerenciar issues e pull requests sem ficar louco? Vamos aprender a fazer tudo isso da maneira certa, automatizando tudo que for possível, para você publicar seus próximos projetos de maneira rápida e sem medo!

  • Progressive Web App na prática com Angular e Firebase

    Não aguenta mais palestras de PWA? Se estava em outro planeta e nunca ouviu mais essa buzzword, relaxa que a gente te explica o que é isso, mas que tal ver na prática, com muito hands on, usando Angular e Firebase para desbloquear os poderes da Web na sua App? Comece a rezar desde já para os deuses do Live Code para dar tudo certo!

  • Deploying Angular to Azure

    Dúvidas de como colocar sua app Angular em produção? Vamos ver o passo a passo completo, desde sua criação com o AngularCLI até o deploy dela utilizando Azure, com todas as melhores práticas de mercado!

  • Levando a Performance de sua Web App a Sério

    Aplicações Web estão crescendo cada vez mais em complexidade, fazendo muita coisa que até pouco tempo atrás só era possível em aplicativos nativos. Se bem otimizadas, nossas Web Apps podem carregar em poucos segundos mesmo nas piores conexões, algo que mesmo uma "Instant App" nativa jamais vai conseguir alcançar. Porém para que isso aconteça temos que entender de verdade o funcionamento da Web como plataforma, quais são as ferramentas e melhores práticas que estão disponíveis para garantir a performance de sua aplicação.

  • Dominando Programação Reativa na Prática

    Passado o hype de programação reativa de uns cinco anos atrás, foi tempo suficiente para esse conceito e suas ferramentas amadurecerem em meio a comunidade. Nessa apresentação veremos técnicas avançadas de programação assíncrona, muito além de callbacks, promises e async/await, para domar todo tipo de fluxo de dados com facilidade, utilizando um pattern muito antigo chamado Observable. Tudo isso em meio a exemplos práticos com novas ferramentas para seu dia a dia!

  • Angular: Passado, Presente e Futuro

    Acabou de lançar a versão 5.0 do Angular, entre a muitas novidades e poucas Breaking Changes, pouca gente entendeu o que isso significa e qual o caminho que a equipe do Google esta tomando, assim como muitas das novidades e features das versões anteriores podem ter passado batidas. Que tal um panorama geral do que esta acontecendo, revisar as mais novas features, e tentar prever um pouco do futuro e o que podemos esperar para os próximos anos?

  • Programação Reativa com Angular, Firebase e Observables

    Você sabe de verdade o que é programação reativa? Tem certeza? Será que é possível usar programação funcional e reativa com Angular e Firebase? Vamos quebrar alguns mitos e descobrir os verdadeiros paradigmas por trás dessas ferramentas! Para assim tirar proveito das tecnologias mais modernas da Web e construir a arquitetura dos seus sonhos, escalando sua base de código da melhor maneira possível!

  • Automatização de testes no Front End

    TDD ainda é um grade tabu no desenvolvimento de UI e arquiteturas de Front End, isso quando não é um tema ainda completamente desconhecido pelos devs. A maioria das pessoas não sabe o que testar, quando testar e como testar cada coisa. Vamos entender todas as possibilidades de teste automatizados no Front End, desde os unitários, integrados e de aceitação, também conhecidos como e2e (de ponta a ponta), e quando utilizar cada um.

  • Desbravando Progressive Web Apps

    Como tirar proveito do que a Web tem a oferecer de melhor como plataforma, sem nem precisar mais ficar preso a um navegador? Mais do que apenas um grande chavão, PWA especifica o conjunto certo de ferramentas de última linha, para construção de apps confiáveis, rápidas e engajáveis, usando como base as tecnologias da web que já conhecemos, para atingir os melhores resultados possíveis.

  • Quem tem medo do TypeScript?

    Typescript e Flow tem feito um grande barulho na comunidade! De uma hora para outra parece que grandes projetos como o Angular, Ember, Slack e RxJs resolveram que era uma boa ideia tipar seus projetos em Javascript. Vamos entender o que esta acontecendo, quais são as vantagens e como isso pode ajudar em nossos projetos.

  • Boas práticas em arquiteturas de SPA e PWA

    Já ouviu falar do termo Javascript Fatigue? Parece que no nosso ecossistema de trabalho a cada dia inventam um novo framework ou lib revolucionária, mas que significa aprender um monde de coisa nova e cada vez mais aquela sensação de estar perdido sem saber por onde começar. Mas será que não existem alguns conceitos por trás de todos esses nomes e ferramentas que são independentes, e poderiam ser aplicados em qualquer projeto, independente do framework escolhido? Vamos descobrir juntos!

  • Programação Funcional e Reativa com JavaScript - light

    Graças a presença de funções como tipo primitivo, Javascript é uma linguagem que nasceu com suporte necessário para programação funcional desde o principio, vamos ver como tirar melhor proveito disso e entender o que é programação reativa e funcional na prática, com exemplos e ferramentas para utilizar streams, imutabilidade e um fluxo único de dados na sua aplicação.

  • Você não conhece NodeJS

  • Desbravando Angular 2+ e TypeScript

    O que esperar da reformulação de um dos frameworks de SPA mais utilizados no mundo? A competitividade aumentou muito durante os anos de sua reescrita, mas o Angular ainda continua como um dos principais players de mercado. Vamos descobrir o que mudou desde sua última versão, quais influências trás de seus concorrentes e como pretende alavancar o futuro do desenvolvimento Web.

  • Programação Funcional e Reativa com JavaScript

    Graças a presença de funções como tipo primitivo, Javascript é uma linguagem que nasceu com suporte necessário para programação funcional desde o principio, vamos ver como tirar melhor proveito disso e entender o que é programação reativa e funcional na prática, com exemplos e ferramentas para utilizar streams, imutabilidade e um fluxo único de dados na sua aplicação.

  • Otimizando seu JavaScript no V8

  • ECMAScript 6 Gotchas

    Descrições gerais das features do ES6/ES2015 podem ser encontradas em muitos lugares na internet, o foco aqui é falar de alguns pontos bem particulares e algumas pegadinhas que normalmente aprendemos apenas no dia a dia de trabalho, e daquelas que ninguém sabe nem por que existem!

  • Testes de Aceitação E2E com NodeJS

    Definição, exemplos, padrões e boas praticas em testes de aceitação E2E de uma aplicação web, garantindo que todas as peças de sua app estão funcionando bem juntas.

  • Modelos Ricos com AngularJS

  • 8 de março