Problema n°1
Problema n°2
Um outro argumento
Uma réplica...
Uma réplica...
Contam os brancos que um português disse ter descoberto o Brasil há muito tempo. Pensam mesmo, até hoje, que foi ele o primeiro a ver nossa terra. Mas esse é um pensamento cheio de esquecimento! Omama nos criou, com o céu e a floresta, lá onde nossos ancestrais têm vivido desde sempre. Nossas palavras estão presentes nesta terra desde o primeiro tempo, do mesmo modo que as montanhas onde moram os xapiri.
Nasci na floresta e sempre vivi nela. No entanto, não digo que a descobri e que, por isso, quero possuí-la. Assim como não digo que descobri o céu, ou os animais de caça! Sempre estiveram aí, desde antes de eu nascer. Contento-me em olhar para o céu e caçar os animais da floresta. É só. E é esse o único pensamento direito.
Existia uma nação indígena?
Existia uma nação indígena?
"Eram, tão só, uma miríade de povos tribais, falando línguas do mesmo tronco, dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam"
E como viviam os povos antes da chegada de Cabral?
Meio ambiente e sustentabilidade
"Os indígenas estavam longe de produzir os efeitos devastadores da poluição dos rios com mercúrio, ou da derrubada das florestas com motosserras, características da atividade dos brancos nos dias de hoje."
Os índios perceberam a chegada do europeu como um acontecimento espantoso, só assimilável em sua visão mítica do mundo. Seriam gente de seu deus sol, o criador – Maíra –, que vinham milagrosamente sobre as ondas do mar
Nos anos seguintes, essa visão se anula e reverte- se no seu contrário: os índios começaram a ver a hecatombe que caíra sobre eles. Maíra, seu Deus, estaria morto? Como explicar que seu povo predileto sofresse tamanhas provações?
Colonizadores
Indígenas
Hecatombe
Hecatombe
Hecatombe
Escravização de Povos Indígenas
Escravização de Povos Indígenas
Escravização de Povos Indígenas
Por que?
Dois modelos de colonização:
Por que? Resumindo outros fatores
- Esses direitos estão previstos na teoria
- No entanto, há uma grande distância entre a teoria e a prática
- Consequentemente, muitos direitos não são assegurados
- A luta é essencial para esses povos