Floresta. Foto: Anja Odenberg/Pixabay
5 DE JUNHO DE 2020
BIODIVERSIDADE
Este dia tem como principal objetivo “promover a consciência e a ação ambiental a nível mundial”, lê-se da declaração da instituição do dia pela ONU.
Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à protecção da biodiversidade.
Este ano o tema é a BIODIVERSIDADE e celebra-se na Colombia, país que reune cerca de 10% da biodiversidade do planeta Terra.
Ponta de São Lourenço, Madeira. Foto: Ricardo Rocha.
A biodiversidade diz respeito à variedade de formas vivas que existem no nosso planeta, desde micro-organismos até grandes plantas e animais. Diz respeito também à variedade genética encontrada e aos ecossistemas que nos rodeiam.
A palavra é formada pela junção de outras duas: diversidade e biológica. A diversidade biológica ficou definida pela Convenção Sobre Diversidade Biológica como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
Assim, de acordo com essa definição, podemos dividir a biodiversidade em três níveis:
- Diversidade genética - Diz respeito à diferença entre seres de uma mesma espécie.
- Diversidade de espécies - Diz respeito à diferença entre indivíduos de espécies diferentes.
- Diversidade de Ecossistemas - Diz respeito à diversidade das comunidades ecológicas.
As “pedras empilhadas podem ser hoje encontradas em inúmeras áreas naturais protegidas, como o Parque Nacional de Teide, em Tenerife [Canárias], onde muitas vezes são confundidas com sinais de trilhos”, nos Estados Unidos e em muitos outros locais. Em Portugal, têm sido detectadas por exemplo no arquipélago da Madeira e na Serra da Estrela.
Mas algo que parece inofensivo pode prejudicar várias espécies que dependem dessas rochas como abrigo, assim podem ter impactos na biodiversidade.
O QUE É A BIODIVERSIDADE?
ATOS SIMPLES ENORMES IMPACTOS
Foto: Joana Bougard
BIODIVERSIDADE
Hoje é um termo usado com maior frequência, uma vez que se regista uma grande perda no número de espécies do planeta, principalmente nas regiões tropicais. Tal deve-se sobretudo à ação do homem, que destrói o habitat, polui e contamina a água, o solo e o ar, e, também, introduz espécies exóticas e utiliza muitos recursos de forma descontrolada. O resultado da ação humana são as espécies entrarem em extinção, tendo como consequência a diminuição da biodiversidade.
Essa diminuição afeta diretamente a nossa vida, uma vez que é a biodiversidade a responsável pelo equilíbrio de todos os ecossistemas, apesar de utilizarmos uma grande quantidade de espécies para a nossa alimentação e fonte económica. Este uso deve ser feito com equilíbrio e sustentabilidade.
BIODIVERSIDADE
Para Saber +
https://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade
https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2019/06/dia-mundial-do-ambiente-o-que-portugal-tem-feito
https://www.wilder.pt/historias/
http://www.cienciaviva.pt/projectos/biodiversidade/
https://www.icnf.pt/atualidade/datascomemorativas
https://www.publico.pt/2019/08/04/infografia/28-mil-especies-risco-extincao-324
https://sites.google.com/site/extincaoanimais9d/animais-em-extincao-1/extincao-em-portugal
https://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-mundo/
Fontes usadas
1.000.000
espécies
ameaçadas de extinção
Das 8.000.000 de espécies existentes no Terra
1/3 da superfície da Terra e 75% da água potável está direcionada para a produção agrícola e de gado.
Desde o ano de 1992 as áreas urbanas duplicaram
Das 8.000.000 de espécies existentes no Terra
1.000.000
ameaçadas de extinção
espécies
66% dos ecossistemas marinhos foram alterados de forma significativa pela ação do homem. 100 a 300 milhões de pessoas encontram-se sujeitas a cheias, furacões e inundações costeiras pela perda de dos habitats. Em 2015, 33% dos recursos marinhos estavam a ser capturados de forma insustentável. A poluição pelos plásticos aumentou 10 vezes, desde 1980. 300 a 400 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, desperdícios tóxicos e outro lixo proveniente de áreas industriais são largados nas águas da Terra. A isso junta-se os fertilizantes usados nas áreas costeiras. Tudo resultou em mais de 400 "zonas mortas" no oceano igual a 245.000 km².
Mais de 1/3 da superfície terrestre encontra-se dedicada à agricultura e criação de gado.
A produção das colheitas agrícolas aumentaram 300%, desde 1970. A madeira colhida nas florestas aumentou 45% e cerca de 60 mil milhões de toneladas de recursos renováveis e não renováveis são extraídos da Terra todos os anos. Que representa o dobro desde 1980.
A degradação da superfície da terra produtiva regista uma perda global de 23%.
Mais de 530 mil milhões de euros de receitas em colheitas está em risco pela escassez de polarizadores.
As áreas urbanas mais que duplicaram desde 1992.
O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR?
CONSUMIR DE FORMA
SUSTENTÁVEL
RECICLAR:
ato simples que o ambiente
agradece
Agora que já consegues ajudar a Terra a ter um melhor Ambiente.
Código do jogo é : 2517256
Joga para ganhares um livro.
Não te esqueças de te identificar: coloca 1.º e último nome + ano/turma