por Daiane Alves - maio/2024
Introdução
Há diferentes definições para o termo cooperativa, dentre elas, a citada pela Lei nº 5.764/71, em seu artigo 4º:
“Cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados”.
- Colaboração
- Equidade
- Sustentabilidade
- Priorização do bem estar de seus sócios e comunidades.
- Concentração de renda em uma ou poucas pessoas.
- Maximização dos lucros
- Exploração da mão de obra
História do cooperativismo
Ano: 1844
Local: Rochdale-Manchester - Inglaterra
Fundadores: 28 tecelãos
Motivação: Devido a falta de alimentos e incapacidade de comprar comida, decidiram montar o seu próprio armazém para comprar grandes quantidades de alimentos e distribuir igualmente entre os trabalhadores.
Crescimento: 3 mil sócios após 12 anos de sua fundação.
Período: Século XV, surgiram os princípios do cooperativismo, logo após a colonização, mas só foram oficializadas em 1880.
Local: Ouro Preto Minas Gerais
Nome: Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto”
Foco: Distribuição e consumo de insumos agrícolas
Crescimento: 3 mil sócios após 12 anos de sua fundação.
Surgimento: 1969
Características:
Direitos: Lei 5.764/71
Alcance: Cada Estado possui uma sede.
Adesão livre e voluntária: As cooperativas são organizações, abertas a todas as pessoas dispostas a assumir responsabilidades como membros, sem discriminação.
Gestão democrática: As cooperativas são controladas democraticamente por seus membros, que participam ativamente nas tomadas de decisão e na definição das políticas da organização.
Participação econômica dos membros: Os membros contribuem equitativamente para o capital de sua cooperativa e controlam democraticamente este capital.
Autonomia e independência: As cooperativas são organizações autônomas, controladas pelos seus membros, que cooperam entre si para alcançar objetivos comuns.
Educação, formação e informação: As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, bem como informam o público em geral sobre a natureza e os benefícios do cooperativismo.
Intercooperação: As cooperativas servem aos seus membros de forma mais eficaz e fortalecem o movimento cooperativo ao trabalhar juntas por meio de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais.
Interesse pela comunidade: As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.
https://anuario.coop.br/
cooperativismo na prática
coperativa de TI
Cooperativa especializada em desenvolvimento e implantação de softwares com licença livre.
coperativa de TI