Rotina

Hipertexto Kaizen

Sumário

  • Introdução
  • Template de Rotina
  • Construindo a Rotina

Olá, mentor ou mentora, esperamos que esse material te encontre bem. 

 

Nesse hipertexto, vamos falar um pouco sobre como definir uma rotina! Isso pode fazer toda a diferença em seu desempenho durante a mentoria com os estudantes, vamos lá?

Para começar, porque precisamos definir uma rotina?

 

Rotina

Bem, assim como todas as pessoas, os estudantes também possuem compromissos além da mentoria e dos estudos para o ENEM e vestibulares de uma forma geral. Por isso, é importante definir uma rotina eficaz, para que ele consiga dar conta de todos os afazeres sem se cansar ou procrastinar.

Nesse hipertexto, vamos acompanhar a história de Sandro, uma pessoa estudante que começou seu processo de mentoria na Kaizen há pouco tempo e precisa definir sua rotina de estudos. Vamos lá?

 

 

 

O primeiro passo para construir a rotina de Sandro é pegar o template de rotina semanal da Kaizen! Você pode fazer o download clicando no ícone ao lado. 

 

 

Durante a mentoria, você deve compartilhar com a pessoa estudante o template de rotina e guiar o processo de construção! Vamos ao passo a passo.

 

 

 

Todos nós possuímos compromissos fixos, né? A pessoa estudante também! Então, o ideal é que eles sejam os primeiros a serem colocados na rotina.

 

Sandro estuda todos os dias pela manhã de 07h às 13h30. Então, a primeira tarefa de Sandro durante a mentoria é marcar esses horários da escola. A rotina inicial de Sandro ficou assim: 

 

Passo 1

Você consegue notar um problema nessa rotina de Sandro? Está bem desorganizada, né?

As rotinas precisam estar claras e bem construídas para não gerar confusão. Nesse caso, você pode dizer a Sandro que seria interessante se ele seguisse um padrão de fonte, cor e alocasse corretamente o texto nos horários certos.

 

Atenção

!

 

Após o apontamento, a rotina de Sandro ficou assim:

 

 

Mas será que a escola é o único compromisso fixo de Sandro? A resposta é: não! Ele possui aula de natação quarta das 15h às 16h e treino de basquete nas segundas das 19h às 21h. Isso também precisa estar mapeado! 

 

Passo 2

Agora, o próximo passo é descobrir quantas horas Sandro tem disponível na semana para alocarmos: estudo, mentoria e descanso.

 

Após realizar a contagem, vimos que Sandro tem 72h por semana! Mas calma, em? Não é porque ele possui 72h livres que ele precisa utilizar todas para estudar. Para o processo de aprendizagem é importante que existam pausas, momentos de descanso e lazer.

 

Chegou o momento de alocar os afazeres nessas 72 horas. Temos:

 

[ ] Mentoria

[ ] Descanso

[ ] Estudo

Passo 3

Sandro definiu que os dias de mentoria serão: Terça e Quinta das 15h às 16h30. Na hora de definir o tempo de estudo, podemos levar em consideração alguns pontos:

 

  • Quais matérias Sandro possui mais dificuldade;

  • Qual curso Sandro deseja seguir;

  • Quais as disciplinas que Sandro viu na escola naquele dia.

 

Sandro sonha em fazer engenharia biomédica, ele é muito bom em disciplinas de exatas e possui dificuldade em linguagens.

 

Nesse caso, como podemos estabelecer uma rotina de estudos que facilite o processo de aprendizagem de Sandro?

 

Passo 3

Nesse momento, a pessoa mentora precisa assumir o papel de “Guia” e não de impositora. A pessoa estudante que deve determinar quais dias ela acredita que seja melhor.

Atenção

!

 

Sandro colocou os seguintes momentos em sua rotina:

Passo 3

Agora é hora de analisar os pontos colocados por Sandro e fornecer feedbacks e sugestões. Após a alocação, notamos alguns pontos que podem ser melhorados e cabe a você aconselhar a pessoa estudante!

 

  • Ponto 1. Não tem momento de descanso nessa rotina da pessoa estudante; Vale frisar que sábados à noite e domingo pela manhã são dias difíceis de estudar, por isso é melhor deixar essa lacuna vazia.
  • Ponto 2. A pessoa estudante, apesar de ter dificuldade em linguagens, não colocou momentos de estudos para tal;
  • Ponto 4.  É legal ter um momento para organizar as metas da semana, isso ocorre normalmente aos domingos. Temos um material de metas que fala especificamente disso! 

Passo 4

Após os apontamentos, a rotina de Sandro ficou assim: 

Passo 4

Note que, na parte inferior do nosso template de rotina, temos uma aba chamada “notas e prioridades”. Você, enquanto pessoa mentora, pode pedir para que o estudante preencha este espaço para registrar observações úteis sobre a rotina dele, tais como a distribuição de tempo entre as disciplinas, notas sobre variações quinzenais (por exemplo, alunos com laboratório em períodos específicos, viagens etc.), ou quaisquer outros pontos relevantes para o progresso do estudante. Isso inclui a antecipação de atividades especiais ou excepcionais, como projetos futuros ou eventos escolares, que possam afetar o planejamento do estudo.

 

Atenção

!

Dicas de ouro

Nada nessa rotina é irreversível, a pessoa estudante deve pensar na rotina como um material que irá auxiliar seu processo de estudos mas que pode mudar conforme a necessidade.

 

Se Sandro achar que, durante seu processo de estudos, está difícil passar 2h estudando apenas matemática, podemos reduzir o número de horas ou mesclar estudos de matemática com uma disciplina de humanas. Por isso, você enquanto pessoa mentora precisa perguntar sempre como está o processo!

 

O importante é: Deixar que o estudante sinta o processo e veja o que faz sentido ou não.

 

1

É comum estudantes do fundamental II ou anos iniciais do ensino médio buscarem a Kaizen, não para realizar uma prova mas para melhorar o desempenho escolar. Nesse caso, a construção da rotina segue os mesmos passos. Mas focamos em momentos de estudos, matérias que a pessoa estudante tem dificuldade e assim por diante.

 

 

Atenção

!

Chegamos ao fim de mais uma jornada! Agora você já está pronto para construir sua primeira rotina com os estudantes. Vamos nessa?

Made with Slides.com