Governo Nicarágua e Revolução Sandinista

FSLN

Nome: Felipe Maier e Gabriel Felipe Cegatta dos Santos

Turma: 3º Ano - Informática

Governo Nicarágua e revolução sandinista

No governo sandinista existia um partido político chamado: Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) que é um partido político socialista da Nicarágua, fundado em 1961. O partido foi nomeado como uma homenagem a Augusto César Sandino, que liderou a resistência contra a ocupação estadunidense da Nicarágua na década de 1930.

Governo Nicarágua e revolução sandinista

Em 1979, a FSLN derrubou o ditador Anastasio Somoza Debayle, acabando com a dinastia da família Somoza e estabelecendo um governo revolucionário em seu lugar. Após conquistarem o poder, os sandinistas governaram a Nicarágua de 1979 a 1990, primeiro como parte de uma Junta de Reconstrução Nacional. Após a renúncia de membros centristas da Junta, a FSLN passou a governar o país com exclusividade a partir de março de 1981. No mesmo ano é formado os Contras, grupo guerrilheiro de direita de resistência à junta.

Governo Nicarágua e revolução sandinista

Durante toda a década de 1980, o governo sandinista enfrentou uma grave crise econômica que ampliou as forças oposicionistas e colocou a Nicarágua à beira do caos. Onde os esquadrões da morte dos Contras, financiados pela CIA, intensificaram suas atividades, com o intuito de desestabilizarem o governo sandinista eleito.
Em 1984 foram realizadas eleições livres. Entretanto, os opositores dos sandinistas conquistaram quase um terço dos assentos no parlamento.
 Em 1990, a crise acabou configurando uma derrota eleitoral dos sandinistas e também a eleição de Violeta Chamorro.

Anastasio Somoza Debayle

Anastasio  Somoza Debayle nascido em 5 de dezembro de 1925, foi Presidente da Nicarágua e o último membro da família Somoza a ocupar o cargo de Chefe de Estado no país, encerrando uma dinastia que detinha o poder desde 1936. Em 1945, Anastasio Somoza Debayle foi indicado por seu pai, o então presidente da Nicarágua, Anastasio Somoza García para ocupar o cargo de chefe da Guarda Nacional, tornando-se o segundo homem mais poderoso do país. Mais tarde ele foi assinado, em 17 de setembro de 1980, por um disparo de bazuca que atingiu o veículo em que dirigia.

Augusto César Sandino

Augusto César Sandino (nascido em Niquinohomo em 18 de maio de 1895 — falecido em Manágua em 21 de fevereiro de 1934) foi um revolucionário nicaraguense líder da rebelião contra a presença militar dos Estados Unidos na Nicarágua (FSLN) entre 1927 e 1933. Rotulado como bandido pelo governo dos Estados Unidos, suas ações o tornaram um herói em grande parte da América Latina, onde é considerado um símbolo da resistência à dominação estadunidense.
Made with Slides.com