Apresentação de Logotipo
Recomendamos que você visualize essa apresentação no computador. Caso somente seja possível acessar pelo celular, vire-o na posição horizontal para uma melhor experiência.
Ricardo é sócio-proprietário da academia Mega Training, de Americana, interior de São Paulo. Eu o conheci nos corredores do evento FD Live, do Junior Crocco.
Na conversa, combinamos de dar uma nova identidade à sua academia, pois o logo atual possui uma aplicação muito difícil, além de não passar a real identidade da academia para os clientes.
O ramo de empresas do fitness é bem peculiar neste Brasil de 2019. É um dos únicos mercados que vislumbra um crescimento e um aumento nos investimentos, mas ao mesmo tempo, sofre com um fechamento em massa das ditas "academias tradicionais": aquele modelo de negócio já conhecido, de academias grandes, abrangentes. Com o surgimento das low-costs, com aportes financeiros surreais que sustentam mensalidades muito mais atrativas, os empresários se viram obrigados a mudarem seus modelos de negócio, nichando públicos e oferecendo um nível de excelência em estrutura e atendimento.
O nicho escolhido pelo Ricardo é o de Personal Trainer. Mas em sua academia, também são oferecidas aulas de Pilates e também aulas coletivas. Neste nicho, o importante é fazer o cliente sentir-se em casa, além de oferecer excelência no atendimento.
O diferencial da Mega é este clima leve e agradável, diferente do ambiente competitivo de um box de CrossFit, por exemplo.
Analisando o logotipo atual, encontramos muitos problemas: o excesso de cores e de diferentes contrastes prejudica a aplicação seja em fundo claro, seja em fundo escuro. Toda a parte gráfica do logotipo tem muito mais peso do que o nome da academia em si. Além disso, os "hominhos" (como disse o Ricardo rs) possuem um formato bem estranho, que se repete excessivamente e não passa mensagem alguma.
Em nossas conversas, o Ricardo disse para esquecer este logotipo e entregar algo totalmente novo, com conceito, que dê uma "cara" à Mega. Outro pedido foi procurar trabalhar com o nome "Academia Mega", já que é dessa maneira que ela é chamada no mercado e também pelos alunos. Ricardo também tinha uma preocupação pertinente: o fato de em Ribeirão Preto existir uma rádio bem conhecida chamada Mega FM. Eu particularmente não vejo como um problema, já que as empresas atuam em mercados muito diferentes, e a identidade visual de ambas também se diferenciará muito.
High Tech
Tradicional
Moderna
Vintage/Retrô
Lúdica
Simples
Popular
Elegante
Dinâmica
Conservadora
Divertida
Séria
Aliado a isso, o logotipo é o local perfeito para mostrar ao mercado e aos clientes e futuros alunos que a Mega é um lugar agradável, convidativo e feliz, onde o coração bate muito mais rápido e os sorrisos fazem parte da decoração! :)
Analisando o que foi proposto, percebi a necessidade de uma marca que seja acima de tudo versátil, para uma comunicação eficiente com o público-alvo.
O símbolo é uma representação estilizada de uma letra M, formada por linhas retas e círculos, que simulam o batimento de um coração representado em um gráfico de frequência cardíaca. Afinal, uma das razões pra gente frequentar uma academia é fazer o coração bater mais rápido, né? :)
O coração possui uma onda ascendente, que na semiótica dá a sensação de crescimento, evolução. Além disso, mostra o aumento da frequência cardíaca durante a prática de uma atividade física.
Existe também um semi círculo na parte inferior do símbolo, que representa um sorriso. Analisando o briefing, entendi que a Mega possui como cultura um ambiente alegre, onde as pessoas buscam mais que somente a estética: buscam saúde e bem-estar. E quer maneira melhor de representar o bem-estar do que um grande sorriso? :D
A construção do logotipo deu a ele um certo estilo, como veremos um pouco mais pra frente. Isso é muito bom, porque o logotipo abre a oportunidade de ser usado para criar peças de moda ou acessórios, etc.
A fonte utilizada para o logotipo é a Bariol. Ela é uma fonte sem serifas, porém, com um aspecto "rounded", ou seja, possui um formas mais arredondadas, o que dá a ela uma sensação de maior fluidez, descontração. A Bariol possui 6 estilos diferentes, o que a torna muito versátil. Outra coisa boa é que ela é uma webfont, ou seja, pode ser utilizada em websites.
Adicionei uma família tipográfica como suporte, a Nunito. Por possuir 14 pesos diferentes e ser um pouco mais sóbria, ela casa muito bem com a Bariol, para ser utilizada em textos corridos por exemplo.
E a família Nunito também é uma webfont! :)
Versão horizontal
Esta versão foi criada para ser a principal. Sempre que possível, ela deve ser a escolhida para ser utilizada.
Versão vertical
Esta versão foi criada para ser utilizada em espaços onde não seja possível aplicar a versão vertical, como totens, ou té mesmo em áreas de patrocínio de eventos.
Sei que no briefing você mencionou sobre não utilizar vermelho, Ricardo. Porém, nos testes de cores, ela foi a que melhor se encaixou na paleta e também no conceito. Usei um tom não tão saturado para reduzir eventuais incômodos. Caso seja realmente um problema, podemos conversar sobre isso. Abaixo, segue a paleta de cores que foi criada, e na próxima página explico o porquê das principais cores. Creio que a Mega já irá começar a se diferenciar a partir das cores, com esta combinação que transmite energia e seriedade ao mesmo tempo.
A cor azul é a cor preferida tanto do público masculino quanto do feminino. Quando se trata de Psicologia das cores é praticamente uma unanimidade.
E a porcentagem de pessoas que não gostam desta cor também é muita baixa. Essa admiração pelo azul faz que essa cor seja uma escolha segura para diferentes objetivos. Ela transmite sensações de segurança e confiança.
É uma variação de vermelho mais aproximada aos tons rosa e magenta. Tons avermelhados são os mais quentes e carregados emocionalmente. Transmitem paixão, energia.
Na cultura cristã é o vermelho que dá vida, purifica, santifica. É a cor vermelha do Salvador. Símbolo de força, energia e redenção.
No design, a função vem antes da beleza. De nada adianta algo maravilhoso que não solucione um problema. E na comunicação, problemas custam dinheiro. Portanto, o logotipo foi criado com a ideia não só de solucionar problemas, mas também de abrir possibilidades. O símbolo estilizado foi desenvolvido para se tornar o que chamamos de isotipo, que nada mais é que um símbolo que consiga sintetizar os valores, princípios e anseios da marca. E além disso, se adaptar a praticamente qualquer tipo de aplicação possível, tornando o logo muito versátil.