Suprema Forma

Apresentação de Logotipo

Recomendamos que você visualize essa apresentação no computador. Caso somente seja possível acessar pelo celular, vire-o na posição horizontal para uma melhor experiência.

O cliente

Ana é proprietária de uma academia que foi franqueada Contours por muito tempo, mas que teve o contrato finalizado há dois anos. Portanto, ela precisa de uma nova identidade que continue contando a história de sua academia pelas mesmas linhas de quando era uma franqueada. 

O mercado

O ramo de empresas do fitness é bem peculiar neste Brasil de 2019.  É um dos únicos mercados que vislumbra um crescimento e um aumento nos investimentos, mas ao mesmo tempo, sofre com um fechamento em massa das ditas "academias tradicionais": aquele modelo de negócio já conhecido, de academias grandes, abrangentes. Com o surgimento das low-costs, com aportes financeiros surreais que sustentam mensalidades muito mais atrativas, os empresários se viram obrigados a mudarem seus modelos de negócio, nichando públicos e oferecendo um nível de excelência em estrutura e atendimento.

O nicho escolhido pela Ana é o mesmo que ela atendia quando era franqueada, que são as mulheres economicamente ativas, de classe média/alta. É localizada na região da Mooca, bairro nobre da zona leste de São Paulo, próxima de grandes avenidas e meios de acesso de muitas pessoas.

Séria

Divertida

Conservadora

Dinâmica

Elegante

Popular

Simples

Lúdica

Vintage/Retrô

Moderna

Tradicional

High Tech

Vamos analisar o gráfico de personalidade da marca, que a Ana preencheu no briefing:

Ou seja, precisamos de uma marca séria, dinâmica, elegante, lúdica, moderna e também tenha um toque "high-tech".

O desafio

O nicho de academias femininas não é novo, mas é necessário muito cuidado com a maneira que se oferece este serviço. Muitas mulheres têm uma certa aversão ao "universo" das academias, por não se sentirem à vontade com olhares masculinos, além do próprio ambiente em si, que tem por padrão algo relacionado a muito esforço, força física, que não se enquadra na realidade de uma jovem mãe de classe média, por exemplo.


Mas a Ana já conseguiu superar com maestria esta rejeição inicial! E agora, o desafio é outro: manter os casos de sucesso em sua academia, mesmo com a mudança de nome e identidade, e trazer cada vez mais mulheres para transformarem suas vidas na Suprema Forma!

Então, como se destacar e passar confiança neste mercado?

Mostrando que você não é somente uma empresa, e sim, um CONCEITO!

De início, eu tentei seguir algumas sugestões dadas pela Ana. uma delas foi o logotipo do Método Suspensus.

Trata-se de um logotipo com 4 elementos distintos, representando as modalidades oferecidas pela Suspensus. É uma ideia interessante, mas o negócio da Suprema Forma é mais dinâmico. Limitar a identidade visual às modalidade oferecidas agora, em 2019, pode ser um tiro no pé, pois a cada nova modalidade aplicada na academia, seria necessária uma nova adaptação no logotipo.

O que a marca quer comunicar?

Analisando as respostas do briefing, percebi alguns propósitos bem claros: a vontade de cuidar, de prestar um serviço de excelência para quem busca não só padrões estéticos, e sim, uma melhora na saúde, na disposição e no sentimento de presença para viver a vida como ela deve ser vivida. É uma preocupação (no lado bom) em estar sempre por perto de suas clientes, para que elas possam ter cada vez mais desempenho e vitalidade para atingirem seus objetivos, seja quais forem!

As respostas me remeteram a uma academia, que acima de tudo, quer CUIDAR das mulheres que treinam lá. E eu também vi com os próprios olhos ao visitar a academia e entender como funciona, e ver a quantidade de mulheres que mudaram suas vidas através do trabalho desenvolvido pela Ana.

Pensando nisso, comecei a pensar em um símbolo que transmitisse este cuidado que a Suprema Forma quer passar para as suas alunas. E a resposta me pareceu óbvia!

O coração é um símbolo quase universal de amor e cuidado. Transmite um amor matriarcal que condiz muito com a proposta da Suprema Forma.

 

A maneira como a Ana conta as histórias que estão naquele catálogo, conhece as mulheres pelo nome, personifica este cuidado. E ele merece estar presente na identidade da Suprema.

A partir daí, começaram alguns estudos, testes, buscas por referências...

Até que algo começou a tomar forma...

Então, sem mais delongas, chegou a hora de revelar a identidade visual da Suprema Forma!

Conceito

O símbolo foi criado com a ideia de ser utilizado separadamente em alguns casos com o passar do tempo, sem a necessidade de estar acompanhado da tipografia.

 Foi construído utilizando uma combinação de círculos e retas em 45º, para que em sua parte interna fosse formada a letra "S" de Suprema. O símbolo também tem um pequeno detalhe na lateral esquerda, assim como na tipografia, por uma questão de sinergia.

O Slogan

A academia que cuida de você.

Esta foi a melhor maneira que encontrei para sintetizar a nova proposta da Suprema.
A ideia é mostrar que se trata de um ambiente melhor que o de uma academia convencional, especialmente pelo fato das alunas se sentirem cuidadas em todos os sentidos, desde o momento em que pisam na academia.

Tipografia

Utilizei uma combinação de fontes que consiste em uma mais arredondada, para dar uma sensação de fluidez e movimento, mas com um toque sutil e divertido, para não remeter a modelos tradicionais de academias. Para o slogan, utilizei uma fonte simples, sem serifa, que inclusive é uma webfont, ou seja, é amigável para ser aplicada em websites.

Tipografia

A fonte Kanit é muito versátil, por possuir diversos pesos e, por ser mais reta, dá ótimos efeitos de contraste para ações de marketing.

Aplicações

Versão horizontal (principal)

Aplicações

Versão vertical

Aplicações

Em alguns casos, pode ser que o slogan não fique tão legível. Então, também entrego uma versão simplificada, sem o slogan :)

Cores

As cores do logotipo foram inspiradas na sociedade Minangkabau, que vive na Indonésia. Esta é a maior sociedade matriarcal do mundo moderno. Um país onde as mulheres são empoderadas e têm o respeito de toda a comunidade.


Existem rituais neste planalto da Indonésia onde elas se enfeitam com roupas com cores muito vibrantes e coloridas, com toques de ouro, para demonstrarem o status de nobreza da mulher nesta sociedade, realizando danças tradicionais.

Amarelo

Magenta

Amarelo

Amarelo É a cor da jovialidade, do lúdico, da recreação e do otimismo. Também é conhecida como a cor da inteligência, e por sua associação óbvia com o ouro, também transmite riqueza e luxo.

Magenta

É uma cor espiritual, mas também possui alusões práticas, parecidas com a compaixão, a ajuda e a bondade. É uma cor que também remete à feminilidade, e, segundo místicos, é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.

Cores

Na palheta completa adicionei tons menos saturados de amarelo e magenta, além de um tom de azul escuro, baseado nas vestes das mulheres da sociedade Minangkabau. Com isso, temos uma paleta muito versátil e de ótimos contrastes. O tom azul permite fazer ações mais institucionais, ou até ser usada para fazer uma categorização dos serviços.

Variações de tonalidade

O Logotipo "funcionando" no mundo real

No design, a função vem antes da beleza. De nada adianta algo maravilhoso que não solucione um problema. E na comunicação, problemas custam dinheiro. Portanto, o logotipo foi criado com a ideia não só de solucionar problemas, mas também de abrir possibilidades. O símbolo estilizado foi desenvolvido para se tornar o que chamamos de isotipo, que nada mais é que um símbolo que consiga sintetizar os valores, princípios e anseios da marca. E além disso, se adaptar a praticamente qualquer tipo de aplicação possível, tornando o logo muito versátil.

O que você achou?

Era o que você esperava? Estou ansioso para ouvir a sua opinião!


Obrigado pela confiança! :)

Made with Slides.com