Tornado Crossfit

Apresentação de Logotipo

Recomendamos que você visualize essa apresentação no computador. Caso somente seja possível acessar pelo celular, vire-o na posição horizontal para uma melhor experiência.

O cliente

Aldo e Jonas são sócios do box de Crossfit Tornado, em Americana, interior de São Paulo. Eu os conheci nos corredores do evento FD Live, do Junior Crocco. 

Na conversa, combinamos de dar uma nova identidade ao seu box, que não estava condizente com o padrão de qualidade do treino e estruturas do Tornado Crossfit.

O mercado

O ramo de empresas do fitness é bem peculiar neste Brasil de 2019.  É um dos únicos mercados que vislumbra um crescimento e um aumento nos investimentos, mas ao mesmo tempo, sofre com um fechamento em massa das ditas "academias tradicionais": aquele modelo de negócio já conhecido, de academias grandes, abrangentes. Com o surgimento das low-costs, com aportes financeiros surreais que sustentam mensalidades muito mais atrativas, os empresários se viram obrigados a mudarem seus modelos de negócio, nichando públicos e oferecendo um nível de excelência em estrutura e atendimento.

O nicho escolhido pelo Jonas e pelo Aldo é o do CrossFit. Uma verdadeira febre que teve início no meio desta década e que conquista fãs por todo o mundo até hoje, muito por conta de sua filosofia de ser mais que um simples treino, e sim, um estilo de vida.

Os boxes de crossfit são um dos nichos onde vemos com mais clareza o efeito tribal acontecendo em sua forma mais pura.

Analisando o logotipo atual, não encontramos sinergia entre o nome e a identidade proposta. As barras acabam "escondendo" o nome do box, e a representação gráfica do tornado está meio que "sobrando", pois não é uma representação clara, e está aplicada em um lugar que não a favorece.

De início, esta premissa poderia causar algum tipo de problema, pois o nome "TORNADO" já tem uma associação bem óbvia, e acrescentar um animal ao símbolo diminuiria as chances de assimilação da marca.

Em nossas conversas, mantivemos algumas premissas:

  • Manter a combinação de cores preto e amarelo
  • Partir para a utilização de um símbolo
  • Se possível, o símbolo remeter a um animal

O desafio

Ou seja, precisamos de uma marca séria, dinâmica, elegante, simples, moderna e que também tenha um toque "high-tech".

Vamos analisar o gráfico de personalidade da marca, que foi preenchido no briefing:

High Tech

Tradicional

Moderna

Vintage/Retrô

Lúdica

Simples

Popular

Elegante

Dinâmica

Conservadora

Divertida

Séria

Aliado a isso, este símbolo é uma excelente oportunidade para criar um elemento visual que represente o sentimento de tribo presente no Crossfit.

Então, sem mais delongas, vamos ver a sua nova marca? :)

O que a marca quer comunicar?

Analisando o que foi proposto, percebi a necessidade de uma marca que seja acima de tudo versátil, para uma comunicação eficiente com o público-alvo.
 

O símbolo é uma representação estilizada de um T tridimensional, visto de cima, onde o topo possui uma estilização em espiral, que é o movimento característico dos tornados vistos de cima. O tom sobre tom de amarelo dá um efeito de iluminação que contribui para a ideia do tridimensionalismo do logo. O resultado é um símbolo com um aspecto tribal, que se encaixa perfeitamente à proposta.
 

A construção do logotipo deu a ele um certo estilo, como veremos um pouco mais pra frente. Isso é muito bom, porque o logotipo abre a oportunidade de ser usado para criar peças de moda ou acessórios, etc.

Tipografia

A fonte utilizada para o logotipo é uma bem semelhante à oficial do CrossFit, mas um pouco mais "achatada". É uma tipografia que transmite força e energia. característicos do CrossFit.
Outra característica desta fonte é ser uma webfont, ou seja, amigável para exibição em websites.

Tipografia

Adicionei uma família tipográfica como suporte, pois a Anton possui somente um estilo, o que limitaria ações de comunicação e também a deixaria muito "pesada", com somente uma fonte grossa.

Portanto, a família Nunito dá este suporte, por possuir 14 pesos diferentes, tornando-a muito versátil e fazendo um ótimo casamento com a Anton.

E a família Nunito também é uma webfont! :)

Aplicações

Versão vertical

Esta versão foi criada para ser a principal. Sempre que possível, ela deve ser a escolhida para ser utilizada.

Aplicações

Versão horizontal

Esta versão foi criada para ser utilizada em espaços onde não seja possível aplicar a versão vertical, como menus de site, por exemplo.

Aplicações

Criei também uma versão alternativa, com o CrossFit em destaque, para algumas ações específicas, como por exemplo para evidenciar a afiliação do box ao CrossFit Internacional.

Cores

A pedidos, mantive a combinação de amarelo e preto no logo, criando um tom sobre tom na palheta com tons quentes, "orgânicos", que passam a ideia de vida, energia. Todas essas cores combinam muito bem tanto com o branco, quanto com o preto. Além disso incluí um tom de laranja para usar como detalhe em comunicações, para destacar informações por exemplo.

Variações de tonalidade

O Logotipo "funcionando" no mundo real

No design, a função vem antes da beleza. De nada adianta algo maravilhoso que não solucione um problema. E na comunicação, problemas custam dinheiro. Portanto, o logotipo foi criado com a ideia não só de solucionar problemas, mas também de abrir possibilidades. O símbolo estilizado foi desenvolvido para se tornar o que chamamos de isotipo, que nada mais é que um símbolo que consiga sintetizar os valores, princípios e anseios da marca. E além disso, se adaptar a praticamente qualquer tipo de aplicação possível, tornando o logo muito versátil.

O que você achou?

Era o que você esperava? Estou ansioso para ouvir a sua opinião!