$ sudo port install git-core +svn +doc
+bash_completion +gitweb
$ sudo apt-get install git
Todos os commits utilizam suas informações de identidade para serem armazenados, por isso precisamos informar nome e email.
$ git config --global user.name "Joao Silva"
$ git config --global user.email joaosilva@exemplo.com
Para verificar outras configurações já aplicadas:
$ git config --list
Para saber sobre mais configurações disponíveis e personalizáveis, acesse:
https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos-Configura%C3%A7%C3%A3o-Inicial-do-Git
Você pode fazer troca de informações com o GitHub por dois métodos:
$ ssh -v
$ ssh-keygen
No Git Bash ou Terminal:
Adicionando a chave ao GitHub:
De agora em diante, se quiser descobrir mais sobre os comandos do Git, você pode ver outras informações usando:
$ git help <verb>
$ git <verb> --help
Onde <verb> é o local onde deve ser inserido o comando que você deseja pesquisar.
Repositório: é um local onde se acumula e armazena informações e arquivos de dados do seu projeto e do próprio git.
$ git init
Este comando irá criar um novo subdiretório chamado .git, um diretório oculto que contém todas as informações locais do seu projeto no git, incluindo logs, branches, configurações, entre outros.
Cada arquivo no nosso working directory apresenta um de dois status possíveis: tracked ou untacked. Arquivos untracked são aqueles que não estão sendo preparados para o commit, ou seja, não estão no index. Já arquivos tracked são aqueles que estão no index, inclusos no próximo commit.
Arquivos que já foram tracked também podem possuir três status diferentes: unmodified, modified ou staged. Arquivos unmodified continuam da mesma forma que nos commits anteriores, arquivos modified foram editados desde o commit anterior e arquivos staged foram preparados para o próximo commit.
Para adicionar um ou mais arquivos ao index utilizamos o comando git add.
Nem sempre queremos salvar todos os arquivos que temos no projeto no nosso repositório. Por exemplo, arquivos de log são desnecessários pra qualquer parte do projeto a não ser no nosso desenvolvimento local. Por isso, podemos escolher ignorar alguns arquivos e não levá-los para nossas versões no git.
Para isso, basta criar um arquivo .gitignore e colocar em cada linha o arquivo que queremos ignorar, ou até mesmo um diretório ou uma extensão.
O salvamento de uma modificação no nosso repositório do git só ocorre quando nós realizamos um commit. Para realizar um commit precisamos utilizar o comando apropriado e também passar uma mensagem explicando sobre o que se trata este commit:
Caso uma mensagem não seja passada diretamente no comando de commit, o git irá abrir um editor de texto para que escrevamos a mensagem.
Para ver commits anteriores, use o comando git log.
$ git commit -m "Descreva as mudanças deste commit"