CITOPATOLOGIA

PROFª. DRª KELLY EMI HIRAI

CITOPATOLOGIA

A citopatologia é caracterizada por explorar as áreas relacionadas aos estudos de determinadas patologias através de observações celulares realizadas via microscópio.

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA

1963 - ROBERT HOOKE (dedicou-se à observação da estrutura da cortiça, para tentar descobrir o que fazia dela um material tão leve e flutuante).

O microscópio utilizado por Robert Hooke em suas pesquisas sobre a cortiça foi construído pelo microscopista inglês Christopher Cock

Dois anos depois, Hooke publicou a obra Micrographia, onde denominou as estruturas ocas de "células".

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA

1839 - Theodor Schwann (zoólogo alemão) publicou a obra Investigações Microscópicas sobre a Estrutura e Crescimento dos Animais e das Plantas, que passou a ser conhecida como a Teoria Celular.

TEORIA CELULAR

  • Todos seres vivos, são formados por células e pelos seus produtos;


  • As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da célula. Portanto, as células são as unidades morfofuncionais dos seres vivos;


  • Novas células formam-se pela reprodução de outras células pré-existentes.

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA

1958 - Rudolf Ludwig Karl Virchow (Pai da Patologia) aplicou a teoria celular ao estudo da patologia.

 

1917 - Geórgios Papanicolaou (médico grego) descobriu como ocorria o processo de ovulação, o que também o levou a relatar que existiam variações de padrões e sequências citológicas diferentes que determinavam o ciclo ovariano e menstrual.

 

1920 - Papanicolaou elaborou uma técnica para estudar as células vaginais e do colo uterino, denominada método de citologia esfoliativa, a qual, ainda hoje é utilizada no combate ao câncer de colo uterino.  

NA ATUALIDADE

CITOLOGIA ONCÓTICA


Analisa as células de forma individual de diferentes partes do organismo.

A origem das amostras citológicas varia consideravelmente, e incluem líquidos orgânicos, tais como urina, líquor, líquido ascítico, sinovial; de punções aspirativas por agulha fina (PAAF), tais como as realizadas no pulmão, mama, tireóide, linfonodos, dentre outros; de secreções, como de escarro, abscessos e fístula; de lavados cavitários, tais como de brônquios, broncoalveolares, e vesiculares; e de raspados, especialmente cervicovaginal, e ocular

DESTAQUE

 

EXAME PAPANICOLAOU OU PAPANICOLAU

 

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal, colpocitologia oncótica cervical ou Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU).

 

INDICAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE PAPANICOLAU

INDICAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE PAPANICOLAU

  •  Mulheres de 25 a 64 anos que já possuam vida sexual.

 

E as mulheres com idade inferior a 25 anos?

 

E as mulheres de idade superior a 64 anos?

FATORES QUE INFLUENCIAM A NÃO REALIZAÇÃO DO EXAME DE PAPANICOLAU

TRABALHO

Em grupos....

Desenvolvam alternativas para aumentar o conhecimento de pessoas acerca do exame de papanicolau e a adesão a realização do exame pelas mulheres.

Made with Slides.com