Servidor DHCP



definição do dhcp...



DHCP significa Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo que permite a um computador que se conecta a uma rede obter dinamicamente (quer dizer, sem intervenção específica) a sua configuração (principalmente, a sua configuração rede). Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. O objectivo principal é a simplificação da administração de uma rede. 

definição do dhcp...



O protocolo DHCP serve principalmente para distribuir endereços IP numa rede, mas foi concebido à partida como complemento do protocolo BOOTP (Bootstrap Protocol) que é utilizado, por exemplo, quando se instala uma máquina através de uma rede (BOOTP é utilizado em estreita colaboração com um servidor TFTP no qual o cliente vai encontrar os ficheiros a carregar e copiar para o disco duro). Um servidor DHCP pode reenviar parâmetros BOOTP ou de configuração próprios a um dado hóspede. 

definição do dhcp...



  • necessário inicialmente um servidor DHCP que distribui endereços IP
  • Esta máquina vai servir de base para todos os pedidos DHCP, e deve ter um endereço IP fixo.
  • para encontrar e dialogar com um servidor DHCP, a máquina vai simplesmente emitir um pacote especial de broadcast na rede local.
  • Quando o servidor DHCP receber o pacote de broadcast, devolverá outro pacote de broadcast que contém todas as informações requeridas para o cliente.

tipos de pacotes dhcp...



  • DHCPDISCOVER (para localizar os servidores DHCP disponíveis).
  • DHCPOFFER (resposta do servidor um pacote DHCPDISCOVER, que contém os primeiros parâmetros).
  • DHCPREQUEST (pedido diverso do cliente para por exemplo prolongar o seu arrendamento).
  • DHCPACK (resposta do servidor que contém parâmetros e o endereço IP do cliente).

TIPOS DE PACOTES DHCP...



  • DHCPNAK (RESPOSTA DO SERVIDOR PARA INFORMAR O CLIENTE QUE O SEU ARRENDAMENTO ACABOU OU SE O CLIENTE APRESENTA UMA MÁ CONFIGURAÇÃO DE REDE).
  • DHCPDECLINE (o cliente anuncia ao servidor que o endereço já é utilizado).
  • DHCPRELEASE (o cliente libera o seu endereço IP).
  • DHCPINFORM (o cliente pede os parâmetros locais, tem já o seu endereço IP).

comunicação do protocolo...


O primeiro pacote emitido pelo cliente é um pacote de tipo DHCPDISCOVER. O servidor responde por um pacote DHCPOFFER, em especial para apresentar um endereço IP ao cliente. O cliente estabelece a sua configuração, seguidamente faz um DHCPREQUEST para validar o seu endereço IP (pedido em broadcast porque DHCPOFFER não contém o seu endereço IP). O servidor responde simplesmente por um DHCPACK com o endereço IP para confirmação da atribuição. Normalmente, isto é suficiente para que um cliente obtenha uma configuração de rede eficaz, mas pode ser mais ou menos longo conforme o cliente aceite ou não o endereço IP… 

mais referências do protocolo...


http://www.rnp.br/newsgen/9911/dhcp.html

http://www.rnp.br/newsgen/9705/n1-2.html

botando a mão na massa...


 # apt-get install isc-dhcp-server

O serviço DHCP só deverá estar disponível para a rede interna. Por isso só deverá aceitar ligações pela interface interna (eth0, neste caso), o que é definido no arquivo de configuração /etc/default/isc-dhcp-server.

A parte principal da configuração é mantida no arquivo  /etc/dhcp/dhcpd.conf

mais detalhes...


http://www.servidordebian.org/pt/wheezy/intranet/dhcp/server

e o dhcp com vlan...



 # apt-get install vlan


É preciso ativar o módulo 802.1Q no Kernel...

Made with Slides.com