data science for good
Oferecemos soluções em Advanced Analytics utilizando suporte estatístico e computacional, machine learning e métodos de otimização. Fazem parte do nosso portfólio:
Alguns de nossos clientes:
A MTBr nasceu há mais de 10 anos como uma empresa de consultoria e treinamento, com atuação majoritária no setor elétrico. Ao longo desses anos atuamos em muitos projetos e treinamentos nos mais diversos setores e empresas e, em 2019, nos apaixonamos por uma ideia: a missão de usarmos tecnologia e ciência de dados para o bem, direcionando todo o nosso conhecimento e habilidades para aprimorar políticas sociais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da sociedade em que estamos inseridos.
Acreditamos que todo o conhecimento e habilidade adquirida por nós é vão se não for utilizado com propósito. Não propomos a cura para o nosso país, mas queremos ser parte do remédio. Queremos usar os dons que nos foram impostos para o bem e para o desenvolvimento social.
Preditor do abandono escolar
NLP - planos de ação
Avaliação econômica de projetos sociais (treinamento)
Diagnóstico dos municípios para investimento em saúde
Claro que os princípios são diferentes!
O problema: 1 a cada 4 jovens de 15 a 17 anos não estão frequentando o ensino médio. São 2.800.000 (isso mesmo, 7 dígitos) de jovens à margem da educação.
A ideia: Por que não pegar a solução de um problema de uma empresa e aplicar na educação? Solução via HR analytics. A empresa nos contratou para diminuir o turnover de seus “bons” funcionários. Para isso usamos técnicas de machine learning para encontrar os bons funcionários com maior probabilidade de sair da empresa e os resultados foram muito bons.
A operacionalização: em parceria com o Instituto Unibanco coletamos dados/informações de alunos dos estados do Piauí e Espírito Santo. Trabalhamos os dados (data wrangling), aplicamos técnicas de machine learning e começamos a prever quais eram os alunos com maior chance de abandonar o ensino médio.
Os resultados: os resultados foram promissores. Com eles podemos ajudar os gestores na tomada de decisão e abre a possibilidade de focar os esforços para evitar que alunos abandonem o ensino médio.
O que usamos: data wrangling; machine learning (Bootstrap aggregating, Random forest, AdaBoostM1, SVM); Rshiny; dashboard
SignAll - tradução automática em tempo real
Inglês Língua de Sinais
Movimento e posição do corpo
Expressão facial
Forma da mão e dedos
Tecnologia Necessária:
Empresas
População
CRESCIMENTO
RECESSÃO
Poupança
Investimento de baixo risco
Investimento em Maquinário
Consumo
Contratação
INCERTEZA
Como medir?
Mídia
Expectativas
(Bloom,2017)
(Baker et al,2006)
Situação Futura
17
número de vezes que a palavra incerteza foi citada na ata do Copom de Maio de 2017
Conhecimento do Problema
Ciência da Computação
Matemática e Estatística
Data Science
}
}
"Devolver aos gestores escolares uma reflexão formativa sobre as ações planejadas e uma análise qualitativa do registro dos itens do plano de Ação"
CEDAC
MTBr
Devolutivas escritas
aos planos de ação selecionados
Devolutivas automáticas aos planos de ação de todas as escolas
Detalhamento
Escolas Atendidas
RELATÓRIO SOBRE AS DEVOLUTIVAS DOS PLANOS DE AÇÃO
CEDAC/IU - 2018
Avaliação realizada diretamente pelo usuário na ferramenta com auxílio de um dashboard
Insere o plano
Visualiza indicadores básicos
Gera devolutivas automáticas
Identifica os pontos positivos e a melhorar
Entende o funcionamento da avaliação automatizada
Funcionamento:
Essa iniciativa permitirá à Associação Samaritano tomar melhores decisões sobre os municípios a serem contemplados por projetos
Pedro Costa Ferreira
Co-criações:
Head de inovação e inteligência artificial (ILIIADa) na FGV|IBRE, CEO da MTBr com projetos na Coca-Cola, Sulamérica e Instituto Unibanco, coordenador do curso de big data e data science e professor do MBA de big data e analytics