Abraão Silva
Pedro P. Souza
Raphael Barreto
Renan Esteves




A Internet consiste em um grande número de redes interconectadas, incluindo redes de pequeno, médio e grande porte. Redes de empresas privadas, públicas, acadêmicas, individuais e de governo, são as origens e destinos da informação que atravessa a Internet.

A conexão à Internet pode ser dividida em:
Os modems surgiram há vários anos, sendo utilizados desde a década de 60, nos grandes computadores. Porém, somente no final da década de 70, começo de 80, com o surgimento dos microcomputadores que o modem tornou-se viável ao usuário comum.

O código Morse foi o primeiro método que permitiu a comunicação codificada de longa distância, sendo, posteriormente, seguido de vários outros códigos.


Algum tempo depois, com a invenção do telefone, foi possível transmitir a voz por meio de linhas metálicas; este foi o início da transferência de dados. O próximo passo foi a invenção do Fax, em 1843 e, após muita evolução, foi inventado o Fax-modem, em 1950. Desde então, passou-se a trabalhar para aumentar a taxa e eficiência nestas transferências de dados, que no início era muito lenta devido à interferência da linha telefônica.


Sinal de Entrada Sinal de Saída Sinal de Saída
(com distorção)
(sem distorção)
Canal com
distorção
Filtro Equalizador
No ano de 1965, Robert Lucky inventou os equalizadores, que diminuíram muito esta interferência. Portanto, a velocidade do modem no que tange a transmissão de dados, downloads, uploads e acesso a sites só aumentou desde então.
Os modems, em geral, estão divididos em dois tipos:
Os modems podem ser externos, ou seja, são conectados ao computador via cabo acoplado ao serial da máquina (geralmente a COM1 ou COM2), ou internos, onde estes estão instalados diretamente no slot da placa mãe do PC.


http://www.oficinadanet.com.br/post/11873-evolucao-do-modem
http://olhardigital.uol.com.br/video/38613/38613
http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/IE8/
http://www.tecmundo.com.br/banda-larga/3489