- Inputs, Outputs, papéis...
Estabelecer o contexto ao início de qualquer reunião é o primeiro passo para certificar-se de que a reunião será eficaz. Os participantes têm que entender o que está em foco.
Você pode começar a reunião com a um contexto bem definido, ou fazê-lo com a ajuda dos demais participantes ("Então, qual é o contexto para esta retrospectiva?").
Prime Directive é basicamente um enunciado visando preparar o terreno para a retrospectiva.
O enunciado é inestimável para dar o tom à reunião.
"Independente do que descobrirmos, entendemos e realmente acreditamos que todos fizeram seu melhor trabalho, dados o que era conhecido à hora, suas habilidades, os recursos disponíveis e a situação em questão".
- Atividade opcional para ser feito no inicío para promover interação interna. Muito útil quando o time está em estágio de formação e integração do time.
- Este tipo de atividade ajuda a criar um ambiente amigável e faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis para participar nas próximas atividades.
- Quando se está formando times, são recomendadas atividades que se concentram no compartilhamento de informações, como nomes e hobbies.
- Empathy snap on big hitter moments
Atividades de check-in coletam informações como o estado de espírito dos participantes e como se sentem a respeito de um determinado assunto. É uma boa informação para você conseguir conduzir a retrospectiva com mais eficiência. Outro benefício de se fazer um check-in é que ele ajuda a se desvencilhar das preocupações e focar na reunião em questão.
- One Word
- Safety check
Coletar dados, averiguar a moral do time, falar sobre aspectos positivos, dar reconhecimento a pessoas, buscar melhorias. Elas fazem com que o time reflita sobre um contexto específico, reforçando a visão comum e gerando insights. O curso principal é o momento para os membros do time se sentirem ouvidos. Todas as observações individuais são reconhecidas e feitas visíveis para o resto do time. Escolha as atividades do curso principal sabiamente, tendo em vista os participantes o momento do time e o seu propósito.
Após a atividade de curso principal, você possivelmente terá muita informação à sua frente. É importante ter um critério bem definido para decidir o que será discutido. Dado o limite de tempo da reunião, é possível que tópicos acabem ficando fora da discussão.
- O time pode decidir agrupar notas por similaridade para então discutir os grupos identificados. Outra alternativa é a votação, para então focar nos tópicos mais votados.
- Graph Feasible x Useful
- Effort and Pain
A reunião está quase acabando. O time teve uma ótima discussão e gerou muitos insights. Talvez as atividades resultaram em alguns itens de ação. A lista de "próximos passos" é o último passo na pauta da reunião. Basicamente é o momento onde o time define o que será feito com as descobertas da reunião.
Alguns exemplos são: incluir novos itens no backlog do time, enviar as notas da reunião para o time, agendar a próxima reunião (ou relemebrar a todos desta).