É um "produto" gerado por um conjunto de regras, práticas e padronizações visando a diminuição de riscos a consolidação da segurança da informação.
São a combinação de diferentes tipos de controles: documentação, ferramentas de software, e treinamento de pessoas está envolvido.
Quando implementamos um SGSI, definimos um conjunto de regras, conceitos, padrões e modelos para guiar a nossa organização a um estado de maior segurança dos dados.
A definição de processos e normas implica na diminuição dos vetores de ataque e riscos.
Em sistemas de informação, por padronizar critérios de segurança, podemos diminuir a superfície de ataque disponível
Os processos de comunicação e resposta de incidentes são definidos, e, por isso, a comunicação é mais efetiva em situações de incidentes.
Tudo o que está sobre o escopo do SGSI está sobre rígido controle de qualidade e acesso, diminuindo o impacto de incidentes.
Um framework para a gestão de ativos e processos é criado e seguido, agindo como um hub para a designação de tarefas e comunicação.
Um SGSI tem como foco a proteção da Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade dos ativos de informação da organização.
Práticas e treinamentos desenvolvem uma mentalidade preocupada com a segurança da organização.
Por trabalhar primeiramente com prevenção, custos de resposta à incidentes são extremamente reduzidos.
Um SGSI é continuamente melhorado de maneira a se adpatar ao crescimento da organização.
(PLAN) Planejar
(Do) Fazer
(Check) Checar
(Act) Agir
Principal conjunto de normas relacionadas a SGSIs que servem de base para o estabelecimento e implantação de um.
Regulamentação de proteção de dados instituída pela união européia. Afeta direta e indiretamente os sistemas brasileiros.
Somos uma organização grande, com um objetivo enorme. A quantidade de dados e riscos decorrentes são algo a ser levado em conta quando falamos de segurança da informação.
A lei brasileira deve ser levada em conta, a instituição de um SGSI iria nos auxiliar a cumprir com ditas legislações.
Nossos sistemas irão eventualmente passar por um processo de refatoração e remodelagem. Bancos de dados podem potencialmente ter que ser reestruturados e não possuimos nenhum tipo de guideline e critérios para a aprovação dessas mudanças do ponto de vista de SI.
Nosso projeto é sobre pessoas, de pessoas, para pessoas. Pessoas cometem erros e acertos. Não possuímos processos e práticas para orientar as pessoas o que seria a conduta correta ao lidar com os dados necessários apra nossas operações.
A implantação de um SGSI seria de extrema validade tanto para nós como uma organização como para nós como integrantes da organização.