A história da medicina é tão antiga na trajetória humana quanto a própria sensação de dor.

Desde as civilizações mais primitivas, o homem busca maneiras de tratar seus problemas físicos e prolongar a duração de seu bem-estar.

Por ser uma prática de raízes tão distantes no tempo e de diferentes perspectivas, a medicina vivenciou enorme evolução ao longo dos séculos, tanto em sua metodologia quanto acerca de seus valores.

 

Introdução :

Um pouco de sua história - 1

A criação do sentido da medicina que se aceita atualmente é atribuída ao grego Hipócrates, que estudou os sintomas característicos das doenças e o histórico delas em outros pacientes para fundamentar métodos de investigação sobre os problemas físicos na Grécia antiga.

Depois, o pensamento relacionado à medicina ficou parado por muito tempo.

Na Idade Média, por exemplo, o tratamento de doenças era feito por meio de sangria, que era a colocação de sanguessugas sobre a pele para que elas “limpassem” as impurezas.

O desenvolvimento cultural e científico era fortemente direcionado e preso pela atuação da Igreja Católica, que condenava qualquer tipo de evolução profana da sociedade.

 

Um pouco de sua história - 1.1

A medicina só voltou a se desenvolver de forma significativa a partir do Renascimento Cultural, que proporcionou uma mudança na corrente de pensamento em vigor na sociedade e uma valorização da busca pelo saber.

Foi nessa época que os testes laboratoriais começaram a ser realizados de forma mais precisa, com avanços importantes na anatomia e na fisiologia.
Outro marco para o desenvolvimento da medicina foi a descoberta do sistema circulatório do sangue, no século XVII (17), por William Harvey.

Isso mudou concepções de anatomia e revolucionou as ciências de apoio à medicina.

A apuração do saber sobre o tema ficou ainda maior a partir da invenção do microscópio acromático, no século XIX (19), que conseguiu identificar as bactérias como causadoras de alguns tipos de doenças.

Um pouco de sua história - 1.2

Com o passar do tempo a medicina se tornou uma ciência precisa e de fundamental importância no cotidiano dos seres humanos.

Dividiu-se em várias áreas de atuação e encontrou perspectivas diferentes para tentar aumentar a qualidade de vida das pessoas.

Essa evolução ficou ainda mais nítida no século XX, com a evolução e as mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico e do aprimoramento técnico.
O grande salto estrutural das clínicas médicas, contudo, aconteceu apenas no século XIX.

Nesse período, com invenções como o estetoscópio e o bisturi, o trabalho dos médicos começou a ganhar contornos cada vez mais fundamentados teoricamente e a precisão dos diagnósticos teve grande evolução.

O próprio estetoscópio representa a evolução da medicina ao longo dos anos, assumindo diversos modelos até o formato flexível e biauricular que é usado atualmente.

Contribuições para sua evolução :

Ainda na antigüidade, cinco séculos depois de Hipócrates, outro pensador que se destacou no desenvolvimento da medicina foi o grego Galeno, que vivia em Roma e também era defensor da observação da relação entre os seres humanos e o meio ambiente para identificar as causas dos problemas físicos.

Ele escreveu mais de 400 livros, 70 deles sobre medicina, e criou as bases que foram utilizadas nos anos seguintes.

A civilização egípcia teve um contato anterior ao de Hipócrates com os conceitos de medicina.

A mumificação de faraós possibilitou importantes avanços no estudo da anatomia humana e no conhecimento acerca do funcionamento vital.

Medicina X Modernidade - 1

A época moderna foi um período de grande evolução da medicina.

Desde técnicas medicinais, medicamentos e instrumentos, tudo sofreu um grande avanço.

Iremos agora citar os principais inventos e descobertas :

- Antibióticos: Descobertos por Alexandre Flemming, em 1928, nomeadamente a penicilina que foi utilizada para fazer antibióticos.
 Vacinas: Foi usada pela primeira vez por Edward Jenner, em 1796, a vacina contra a varíola.
 Anestesia: O dentista Thomas Green Morton, em 1846, usou pela primeira vez éter como anestesia.

Medicina X Modernidade - 1.1

Transplantes: A transfusão de sangue e o transplantes de órgãos, como os rins, córneas, pele, ossos, medula, coração e fígado, tornaram-se possíveis a partir das descobertas do cientista americano Alexis Carrel, nos anos 20s, que descobriu como manter tecidos vivos fora do corpo, por cirurgiões que desenvolveram as técnicas cirúrgicas e pós-cirúrgicas, como o Dr. John Murray, da Universidade Harvard (transplantes de rim) e o famoso Dr. Christiaan Barnard, que fez o primeiro transplante cardíaco na África do Sul, em dezembro de 1967.


Microscópio: A partir de Antonie van Leeuwenhoek, o cientista holandês que notabilizou o uso do microscópio, no século XVII, tornou-se a ferramenta básica da pesquisa médica, sendo usado por grandes nomes como Pasteur, Koch, Virchow, e muitos outros. Depois do microscópio óptico, surgiram na segunda metade do século XX outras invenções muito importantes, como o microscópio eletrônico, o microscópio de varredura, e o microscópio de forças atômicas.

Medicina X Modernidade - 1.2

Radiografia: uma das mais espetaculares e influentes invenções, o aparelho de radiografia, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen, em 1895, revolucionou a medicina ao permitir que os médicos obtivessem imagens não invasivas do corpo dos pacientes.

TAC: entre as grandes invenções médicas, esta é a única feita pela engenharia, e também teve um impacto significativo sobre a medicina moderna.

Em 1968, os engenheiros Godfrey Hounsfield e Allan Cormack, descobriram que podiam obter imagens de raios-x na forma de "fatias" transversais do corpo humano, com alta resolução. Ganharam o prêmio Nobel por esse feito, que exige o auxílio de um computador e complexas técnicas matemáticas.

Os aparelhos de ultrassom também foram um grande progresso na área de imagens médicas não invasivas neste século.

COMPARAÇÕES :

Microscópio Biológico Binocular

Microscópio de Hooke

Estetoscópio antigo

Estetoscópio atual

Antigo

Atual

Antigo

Atual

Máquina de ressonância magnética :

Antiga

Atual

Sala de Cirurgia :

Fonte :

  • http://www.digitalmed.com.br/noticia/evolucao-medicina-como-era-como-e/
  • http://universidadedofutebol.com.br/a-evolucao-da-medicina-na-sociedade-contemporanea/
  • http://evolucaomedicina.blogspot.com.br/
Made with Slides.com