Em química, as funções nitrogenadas compreendem aquelas que, além do elemento químico carbono, possuem outros elementos, tais como o hidrogênio, o nitrogênio e, em casos mais específicos, o oxigênio.
Em suma, uma função nitrogenada é aquela em que os compostos químicos apresentam o elemento nitrogênio unido a um carbono ou a uma cadeia de carbono.
Os principais grupos funcionais que contêm o nitrogênio são:
Aminas,Amidas,Isonitrilos,Nitrilas,Nitrocompostos.
As aminas são largamente utilizadas em sínteses orgânicas diversas, na produção de certos tipos de sabões, na vulcanização da borracha (processo em que se adiciona enxofre à borracha natural para torná-la mais resistente e flexível) e na produção de sais de amônio, que são substâncias amaciantes usadas em condicionadores para cabelos.
Uma amina aromática importante é a benzenoamina ou fenilamina, que é a anilina, usada como corante de diversas tonalidades. Ele é obtido por meio da degradação do índigo, um corante azul escuro obtido da planta Indigofera anil. “Anilina” vem do nome dessa planta.
Os alcaloides são aminas cíclicas com anéis heterocíclicos contendo nitrogênio.
Eles são de origem vegetal, mas também podem ser sintetizados em laboratório. Eles agem na defesa das plantas contra insetos.
Suas propriedades permitem que eles sejam usados como medicamentos.
No entanto, visto que causam dependência química e psíquica devem ter prescrição e acompanhamento médico.
Veja os exemplos a seguir:
Nicotina: esse alcaloide é encontrado nas plantas de tabaco, usadas para produzir o fumo, sendo, portanto, produzido também na queima do cigarro.
É o principal responsável pela dependência que o fumante sente e pela sensação de abstinência quando este para de fumar.
Cafeína: esse alcaloide é bastante conhecido, pois está presente no café, chá-mate e várias outras bebidas.É estimulante do sistema nervoso central.
Morfina: sua fonte natural é a flor da papoula. Seu nome é derivado de Morfeu, o deus grego do sono, porque ela é usada como medicamento para induzir o sono e como analgésico para aliviar dores intensas.
Outra substância que apresenta o grupo amina em sua estrutura é a cocaína,extraída das folhas da Erythroxylon coca, planta encontrada exclusivamente na América do Sul.
Essa droga provém do cloridrato e possui um grande poder estimulante.
O estímulo provocado por seu uso é caracterizado por aumento da atividade motora, euforia, loquacidade seguida de intensa depressão.
Assim seu uso vai ficando cada vez mais compulsivo, e evolui de uso ocasional para a dependência em doses crescentes, o que pode levar à morte por overdose.
A mistura de cloridrato com bicarbonato de sódio deu origem a uma droga mais barata que a cocaína: o crack.
Essa mistura quando aquecida libera vapores de cocaína que são absorvidos rapidamente pelos pulmões, atingindo o cérebro em aproximadamente 15 segundos.
Seu uso leva a conseqüências mais intensas do que no caso do cloridrato, chegando à recuperação nula segundo estudiosos, ou seja, é quase impossível um usuário de crack se recuperar.
Anfetaminas: grupo de aminas capazes de ativar o sistema nervoso, diminuindo o apetite, a sensação de fadiga e gerando aumento de ânimo. São estimulantes energéticos.
Seu uso pode levar a crises semelhantes à crise de esquizofrenia, com alucinações auditivas e dependência.
As anfetaminas são facilmente encontradas em farmácias e usadas principalmente em regimes de emagrecimento e como estimulante, pois inibe a fome e proporciona euforia, maior resistência e melhor concentração, porém as farmácias são obrigadas a vendê-las sob prescrição médica.
Antidepressivos: Um dos antidepressivos mais prescritos é o cloridrato de fluoxetina. A fluoxetina é uma amina que atua na recaptura da serotonina (hormônio do bem-estar e bom-humor).
Neurotransmissor é uma substância química produzida em uma célula do cérebro, o neurônio.
Ele é capaz de conduzir e transmitir uma informação de um neurônio a outro, ou seja, é como um telefone para comunicação entre os neurônios.
Essa comunicação se chama sinapse.
Joseph LeDoux, professor de Neurociências em Nova York já dizia:
“Você é as suas sinapses, e elas são o que você é”.
Envolvido nas desordens do humor, seu entendimento é importante para o tratamento da desordem obsessiva compulsiva, latência do sono, ansiedade, depressão e outros transtornos do humor. Fármacos que atuam no bloqueio de sua degradação ou receptação podem elevar os níveis deste neurotransmissor reduzindo os sintomas destas patologias. O leite é um alimento rico em triptofano, aminoácido necessário para a síntese de 5HT, sua ingestão antes de dormir pode elevar níveis de 5HT facilitando o sono.
Os três principais neurotransmissores envolvidos nos mecanismos das cefaléias são: serotonina, noradrenalina e dopamina. Vamos entender melhor cada um deles.
Neurotransmissor envolvido em diversos aspectos como humor, atenção, alerta, aprendizado , memória e excitação mental e física. Também está relacionado com a transmissão do sistema nervoso autônomo simpático e sua sinalização neste sistema dá origem a dilatação dos brônquios , vasos sanguíneos, e pupilas, aumento dos batimentos cardíacos entre outros.
Responsável por controlar o nível de estimulação no sistema motor, sua diminuição leva a tremores e até a impossibilidade de locomoção voluntária.
Na doença de Parkinson há morte de neurônios que liberam dopamina na via nigroestriatal, essa é importante para o controle do movimento refinado, sua destruição pode levar a tremores, até mesmo a incapacidade de se mover de forma voluntária.
Este transmissor também é responsável pelo estímulo prazeroso.
A ingestão de alimentos, prática de sexo e algumas drogas de abuso são estimulantes da liberação de dopamina em regiões como o núcleo accumbens e córtex pré-frontal.
Algumas drogas, como o crack, estragam não só com a sua mente, como também com a sua aparência!