Front End
Módulo I
O que é?
Cascading Style Sheets (CSS), é uma linguagem de estilização usada para descrever a formatação visual de um documento escrito em uma linguagem de marcação. No nosso caso, o HTML. Por exemplo, você formatar um parágrafo para que ele tenha alinhamento horizontal ou vertical. Existem muitas opções disponíveis no CSS, como tratamento de fontes tipográficas, alinhamento, sombras e animações. Uma das maiores vantagens do CSS é termos um lugar centralizado para definir a aparência de nossas páginas web. Junto com HTML5 e JavaScript, CSS3 é um das tecnologias pilares usada para criar páginas web visualmente atraentes, interfaces de usuário (UI) de aplicações web e mobile.
Leitura complementar:
Um pouco de história
O HTML foi planejado sem a intenção de formatar informação. A medida que ele foi se popularizando, foram incluídas alguns atributos para definir aparências. Isso fez com que a linguagem ficasse complexa e difícil de manter.
Håkon Wium Lie, percebia as dificuldades que se tinham ao desenvolver um site, e resolveu criar uma maneira fácil para formatar a informação do HTML. Em 1994, ele propôs a criação do CSS. Håkon convindou Bert Bos para trabalhar no projeto. Em 1996, eles lançaram a recomendação oficial pelo W3C do CSS Level 1 (CSS 1). Em 1998, eles lançaram a recomendação do CSS de nível 2. O CSS 2.1, são resoluções de bugs. O primeiro rascunho do CCS3 foi lançado em 2001, ele foi dividido em módulos e até hoje, alguns módulos ainda estão sob especificação.
Regras CSS
Define como será aplicado estilo a um ou mais elementos HTML. Um conjunto de regras CSS formam uma Folha de Estilos, um arquivo CSS.
Seletores CSS
Seletor universal: * {}
Seletor tipo: elemento {}
Seletor classe: .classe {}
Seletor ID: #id {}
Seletor descendente: .pai .filho {}
Agrupamento: .classe, .classe {}
Show me the Code!
Unidades
Existem dos tipos de unidades no CSS:
Absolutas Relativas