Itália

Roma 

Índice

  • Roma
  • Coliseu de Roma
  • Basílica de São Pedro
  • Templo de Saturno
  • Fontana di Trevi
  • Arco Triunfal
  • Coluna de Trajano
  • O Panteão de Agripa
  • Fórum Romano
  • Castelo de Santo Ângelo

Introdução

Não é ao acaso que Roma é conhecida como a “cidade eterna”, pois em nenhuma outra capital europeia, tons vermelhos e alaranjados pincelam o céu com tamanha maestria.

Está é também uma das cidades mais visitadas em todo o mundo. Não importa se é católico, ateu ou adepto de qualquer outra confissão religiosa, cada esquina da cidade eterna esconde igrejas monumentais decoradas pelos maiores génios da arquitectura e pintura italiana e claro em Roma  é difícil não se apaixonar quanto mais não seja pela belíssima cidade.

Roma

Roma é capital de Itália, tem mais de 2,7 milhões de habitantes em 1.285,3 km² de área, também é a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia.

A história de Roma abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental. Desde o    século I, a cidade é a sede do papa. Em 1871, Roma se tornou a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana

Coliseu de Roma

O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos. Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de Julho de 2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".

Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.

 

 

Basílica de São Pedro

 

A Basílica de São Pedro é uma basílica é o  maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. A construção foi ordenada pelo imperador Constantino e manteve-se de pé até o início do século XVI, porém nada dessa basílica original sobrou para os dias atuais, mas esta foi reconstruída através de informações encontradas em fontes arqueológicas e desenhos antigos.

Na década de 1950, intensificaram-se as escavações na região da Basílica de São Pedro. Os pesquisadores retiraram terra utilizada na terraplanagem feita em função da construção original ordenada por Constantino e encontraram uma necrópole e fragmentos de ossos ficou provado que São Pedro estava enterrado sob o altar da basílica

Templo de Saturno

Templo de Saturno é um templo dedicado ao Deus Saturno localizado no Fórum Romano. A data original  da sua  dedicação é, considerada como 42 a.C.

Em 49 a.C., o edifício foi completamente reconstruído por Munácio Planco.

As ruínas visíveis atualmente são da terceira reconstrução do Templo de Saturno, que substituiu o segundo edifício depois do incêndio de Carino em 283 d.C.

 

 

Fontana di Trevi

A fonte situa-se no cruzamento de três estradas,  e marca o  final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma, esta foi edificada no ano 19 d.C., durante a era romana, a fonte assinalava o final do aqueduto”.

 Sobre esta fonte paira uma lenda, quem lançar uma moeda  encontrara o seu verdadeiro amor e quem lançar três moedas terá um bom casamento, segundo a tradição.

Arco Triunfal

O arco triunfal, foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Magêncio, imperador contra imperador. Numa altura em que o Império Romano estava dividido. Construído no ano 315 d.C.

Incrivelmente ornamentado e feito aproveitando peças de outros monumentos, acaba por misturar elementos alusivos a outros imperadores romanos.

 

 

Coluna de Trajano

Localizada no fórum perto do monte Quirinal, a coluna tem aproximadamente 38 metros de altura, é constituída por vinte blocos de mármore, cada um pesa 40 toneladas, e tem um diâmetro de quatro metros. No seu interior, existe uma escada em espiral com 185 degraus que  dá acesso à plataforma do topo.

Ao longo da coluna, estão retratadas figuras de relevo que contam a história da guerra contra os Dácios, repetidas vezes. Esta foi acabada em 114. Originalmente, no cimo da coluna havia a estátua de uma ave, em 1588, foi  substituída por uma estátua de São Pedro que ainda lá permanece.

 

 

O Panteão de Agripa

O nome do edifício é uma homenagem ao l Marco Vispânio Agripa, que mandou realizar a obra em 27 a.C. no ano 80, a construção foi praticamente destruída por um incêndio. Quatro décadas depois, o imperador Adriano mandou reerguê-la.

No entanto foi graças à Igreja Católica que a edificação pagã sobreviveu ao tempo e ao vandalismo. Em 608 d.C, após o fim do Império, o rei bizantino Flávio Focas entregou o Panteão ao papa Bonifácio IV, que o consagrou igreja cristã dedicada a Santa Maria e a Todos os Santos

Fórum Romano

O Fórum Romano está localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) rectangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural.

Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais, de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais.

Atualmente é uma extensa ruína de fragmentos arquitectónicos e um sítio de escavações arqueológicas.

Castelo de Santo Ângelo

O Castelo de Santo Ângelo, localiza-se na margem do rio Tibre, diante da Ponte de Santo Ângelo . O castelo é atualmente um museu.

Existem poucos lugares no mundo onde se pode ter o privilégio de entrar numa construção de 2.000 anos que evoluiu com o tempo e representa um pouco da história da sua cidade.

Foi construído com a finalidade de mausoléu do imperador Adriano. A partir daí ganhou a função de proteção militar, residência de nobres e Papas.

Mais tarde o Papa Niccolò Orsini mandou construir o Passeto di Borgo, um “caminho secreto” que liga o Castelo de Santo Ângelo até o Vaticano.

 

Conclusão

Desenvolvemos este trabalho com o intuito de dar a conhecer aos turistas os pontos mais interessantes e históricos da bela "cidade eterna".

Bibliografia 

Cláudia Matos

Catarina Neto

Roteiro de Roma

By claudia oliveira matos