Métricas de CONVERSÃO para
ecommerce

Vamos deixar bem claro!

THIS FUCK*N CONVERSÃO!

Definiremos COMO CONVERSÃO:

  •  Todas as ações que fazem o usuário agir da forma desejada e que podem ser MENSURADAS

utilizar estatísticas para reduZIR OS riscos de ações e auxiliar o processo de tomadas de decisão.

 

""Dados de Conversão são difíceis de serem monitorados""

Nada disso! 

Tudo o que você precisa são de duas ferramentas básicas:

  • G.A (Google Analytics)
  • Planilhas (Excel ou Google Sheets)
  • Empresas que possuem operações mistas (Online e Offline) normalmente não mensuram bem as conversões;
     
  • Muitos Donos de Loja Física relatam que suas vendas Offline crescem com o resultado de ações Online;
     
  • Ainda existe uma gama de clientes que mesmo fazendo pesquisas e tomando decisões no ambiente online se sentem mais confortáveis em finalizar uma compra no Offline.

de fato existem alguns complicadores... 

Sendo assim...

  • A Taxa de Conversão Reportada é baixa;
  • A Taxa de Conversão Geral da empresa é alta;
  • Atribuir vendas Offline para Online representa um grande desafio que várias empresas precisam aprender a lidar;

deveríamos pensar em indicadores de Desempenho

  • em Macro e Micro conversão;
  • em como Planejar Campanhas;
  • em complexidade do Produto e do Funil de vendas;
  • em como lidar com MID's (Medos, Incertezas e Dúvidas);

Indicadores de desempenho

  • Numero de Conversões dentro de determinado período de tempo;
  • Valor Médio dos Pedidos;
  • Número de Itens Pedidos;

a maioria dos sites tem mais de uma meta de conversão

Ecommerce & Geração de Leads

KPI'S - ECOMMERCE

  • Conversões;
    (Número de Pedidos)
     
  • Valor Médio dos Pedidos;
     
  • Número de Itens por Pedido;
     
  • Taxa de Abandono do Processo de CheckOut;

 

KPI"S - GERAÇão DE LEADS

  • Conversões
    (Leads por Visitantes Mensais)
     
  • Proporção de Fechamento Offline;
     

MACROs ecommerce

  • Captar Pedidos
     
  • Captar Emails
     
  • Download de Manuais de Produtos
     
  • Permitir que visitantes se cadastrem;
     
  • Adicionem Produtos a uma lista de Desejos;

MACROS geração de leads 

  • Captar Informações dos Visitantes como Leads de Vendas;
     
  • Permitir que os visitantes liguem para empresa;
     
  • Permitir que visitantes façam download de materiais específicos;

microconversões

Para que uma Meta ou Kpi de macroconversão ocorra é necessário que o usuário complete uma série de microconversões no site;

exemplos

  • Adicionar um item ao carrinho;
     
  • Ler avaliações;
     
  • Verificar disponibilidade na Loja;
     
  • Comparar Produtos;

cálculo de orçamento para ecommerce

Saber quanta receita uma conversão gera para determinar o orçamento de uma campanha.

 

Valor Médio do Pedido = Receita Total do Pedidos / Número total de Pedidos


Valor Médio do Pedido = R$ 10.000 / 50 = R$ 200
 

 

 

cálculo de orçamento para ecommerce

Essa receita vem de clientes que de fato convertem.


Taxa de Conversão = Nº Total de Conversões / Nº Total de Visitantes


Taxa de Conversão = 50 / 5.000 = 1%
 

 

 

Equipe de Marketing

Lucro por Unidade Vendida: R$ 70,00
 

Campanha: PPC (Pay Per Click)

Equipe de Marketing faz as seguintes definições:
Tráfego a gerar: 100 mil Visitas

 

Nunca fez nenhuma campanha:
Conversão = 1%

 

 

DEFINIR ORÇAMENTO

Número de Pedidos =
Nº de Visitantes * Taxa de Conversão

Número de Pedidos =
100.000 * 1%
 = 1.000 pedidos
 

Lucro Bruto =
Quant. de Pedidos * Valor Médio

Lucro Bruto =
1.000 * R$ 70,00
 = R$ 70.000 

cálculo de orçamento para ecommerce

Elementos que controlam o êxito das campanhas.

  • O custo de realização:
    Custo para direcionar tráfego à landing page;
    Custo para projetar e otimizar;
     
  • Receita Gerada pela Campanha:
    Determinada por sua taxa de conversão
    Receita gerada por conversão;
     

Você deve planejar seu orçamento considerando esses dois elementos

cálculo de orçamento para ecommerce

Planejar seu orçamento considerando esses dois elementos.

  • Qual orçamento você deve definir para sua campanha?
     
  • Qual o custo médio por clique que você deve suportar?
     
  • Como a taxa de conversão afetará sua lucratividade?
     
  • Qual a taxa mínima de conversão para que a campanha gere lucro?

 

 

 

 

DEFININDO ORÇAMENTO

Ainda falta definir o custo adicional da nova mídia.

 

  • Projeção
  • Otimização e Consultoria
  • Aquisição dos Visitantes

Suponhamos o custo de
R$ 10.000

R$ 70.000 - R$ 10.000
R$ 60.000

 

Assim sobraram R$ 60.000 para cobrir o custo de aquisição de visitantes.

 

QUANTO ELA DEVE GASTAR NESSE PROCESSO?

Quanto uma empresa deve gastar por clique?

A empresa poderia gastar todo seu lucro sem ter prejuízo algum. Mas como é um mercado novo ela está disposta a investir 40% de sua possível receita.

 

Orçamento  da Campanha:
40% * R$ 60.000,00 =
R$ 24.000,00

Utilizamos a seguinte formula para determinar o Custo por Clique (CPC):

 

CPC = Orçamento da Campanha / Nº de Visitantes

 

CPC = R$ 24.000 / 100.000 =
R$ 0,24
 

 

 

taxa de conversão & lucratividade

Text

Quanto uma empresa deve gastar por clique?

Text

TAXA DE CONVERSÃO míNIMA

Como descobrir seu ponto de Equilíbrio?

Orçamento PPC: 100.000 * 0,24 = R$ 24.000,00

Custos de Design, Consultoria e Otimização: R$ 10.000,00

Custos Totais: R$ 24.000,00 + R$ 10.000,00 = R$ 34.000,00

Quant. de Produtos Vendidos para Cobrir o Custo =  R$ 34.000 / R$ 70 = 486 produtos

 

Taxa de conversão do ponto de equilíbrio =
Custos totais / (Lucro por conversão * Número de visitantes)

TAXA DE CONVERSÃO míNIMA

Quant. de Produtos Vendidos para Cobrir o Custo =  R$ 34.000 / R$ 70 = 486 produtos


Taxa de Conversão Mínima: 486 / 100.000 = 0,04%

Ou então: R$ 34.000/ (R$ 70 * 100.000) = 0,04%

Decisão de compra e MID's

O que exatamente são MID's?

Medos: Relacionados principalmente a preocupações quanto a segurança e privacidade;
 

Incertezas: Relacionadas principalmente à usabilidade, erros navegacionais e falhas do site;
 

Dúvidas: Relacionadas às questões e considerações que usuários têm sobre o produtos ou serviço que planejamenm comprar

Preço: Quanto mais caro for o produto ou serviço, mais alto será o risco percebido pelo usuário;
 

Ansiedade ao produto: O usuário questiona a qualidade do produto, assim como se este satisfará sua necessidade ou desejo;
 

Ansiedade a empresa: O usuário questiona a autenticidade da empresa, assim como sua capacidade de cumprir o que promete;


Segurança: Quantos menos ansiedade o usuário sentir quanto ao design geral e usabilidade, mais seguro ele se sentirá em avançar no processo de compra e superar seus MID's.

Decisão de compra e MID's

Fatores que influenciam a decisão de compra

REDUção de riscos para Decisão de compra

Abandono da Transação: O Carrinho de Compras é o momento decisivo para os visitantes no processo de compra online. É necessário monitorá-lo e verificar como reduzir as evasões. (Funis no G.A e Emails de Retorno)
 

Recorrer a um nome de marca mais conhecida: Isso remete a oferecer uma ótima proposta de valor ao seu cliente. Se você não tem nada de único a oferecer a essas pessoas, elas preferirão uma marca mais reconhecida. Isso é especialmente aparente quando usuários estão tomando decisões financeiras de grande porte;


Garantias: Quanto mais garantias você fornecer ao seu usuário, mais provável será que ele se sinta seguro em avançar. Fornecer garantias de entrega, serviço, conserto e retorno proporciona a segurança necessária.

pontos críticos para Decisão de compra

  • Erros no site tipo 404;
  • Formulários Longos com Campos Desnecessários;
  • Segurança;
  • Compatibilidade do Navegador;
  • Usabilidade e Navegação;
  • Call to Actions;
  • Widgets e Ferramentas;
  • Dúvidas;

E Então?

  • Selecionar e Monitorar as Métricas;
  • Planejamento de eficiente de recursos;
  • Manter um ciclo de análise de perfomance;
  • Testar alterações;

Muitíssimo Obrigado!

Erik Willian

Email: erik@digitalpixel.com.br

Site: www.digitalpixel.com.br
Facebook: www.facebook.com/pixelerikwillian

 

 

MÉTRICAS DE CONVERSÃO PARA ECOMMERCE

By Erik Willian

MÉTRICAS DE CONVERSÃO PARA ECOMMERCE

Palestra para o ConaCommerce sobre Conversão na Internet;

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