Movimentos Sociais
Rap & Hip-Hop
Rap (Rythim And Poetry)
Origem
É um "Discurso Rítmico" Surgido no fim do século 20, mais precisamente nos anos 60, em comunidades negras e pobres estadunidenses. É um dos pilares da cultura do Hip-Hop
podendo ser interpretado de forma a capella ou com música de fundo, qual geralmente BeatBox.
No Brasil
A cultura de Hip-Hop só veio a trezer o rap ao Brasil, no início da década de 80, por intermédio de equipes de baile, discos e revistas. Os pioneiros do Rap brasileiro foram:
-Racionais MCs.
-Thaíde.
-MC Jack.
Linguagem
- Secular
- Gospel
Estilos
- Tradicional
- Gangsta
- P.I.M.P.
- Underground
- Rap Pop
A Origem
Hip - Hop é uma subcultura iniciada na década de 1970 nas áreas centrais de comunidades Jamaicanas, Latinas e Afro-Americanas da cidade de Nova Iorque, Afrika Bambaataa sendo seu criador.
Estabeleceu então os quatros pilares da sua formação:
O Rap, DJing, BreakDancing e o Graffiti
Hip - Hop
(Hip - "Atual")
(Hop - "Dança")
Estilo
Surgido em subúrbios, seu estilo foi marcado por problemas de ordem social, quais entre a pobreza, racismo, violência, carência de infra-estrutura e educação. A rua era vista como um espaço de lazer; Dividida territorialmente pelo comando de gangues, quais funcionavam também como opressoras, dos moradores que viviam dentro dos seus limites.
Hip-Hop no Brasil
As Origens da subcultura no Brasil também remetem a São Paulo, mais precisamente na rua 24 de maio e no metrô São Bento, onde ocorriam tradicionais encontros de exibição de dança e música.
O diálogo entre a performance e o caráter criativo da performance, realça e reforça o estilo pessoal, criando uma originalidade maior em expressões deste estilo.
Graffiti
socialmove
By henryup
socialmove
- 1,385