O Professor Quantificado

O Neoliberalismo e o Futuro do Ensino Superior no Brasil

Marcelo Stein de Lima Sousa

DALIC / UTFPR

Junho de 2018

Curso livre

Golpe de 2016 e o futuro da democracia e da autonomia universitária no Brasil

1 Pressupostos

2 Quantificar
3 Professores

Sumário

1 Pressupostos

"Ele começa com a idéia de que o mundo e as relações nele inscritas são resultado de composições específicas de aparatos, ou dispositivos, que são tanto discursivos quanto não discursivos, colocadas em lugares específicos como resultado de cálculos que pretendem constituir o mundo de uma determinada maneira." (Maurizio Lazzarato)

Neoliberalismo

A principal característica desta versão do Capitalismo que causa impacto na vida dos professores é a obsessiva compulsão em medir e quantificar tudo o que for possível para efeito de cálculos.

Qual tipo de cálculo? Todo aquele que possa ser auditado. Vivemos em uma cultura de auditoria, onde o que interessa são resultados (mensuráveis) que possam ser comparados.

Title Text

Gap

Professor de Luxemburgo, R$ 20850 por mês; professor brasileiro, R$ 3200 por mês.

Dois terços dos professores lêem

Título da reportagem: "Um terço dos professores não lê"

Números, rankings, classificações

O primeiro uso destas comparações é estabelecer de que forma os números levantados podem 'provar' a existência de um mundo ordenado segundo uma ótica bastante específica.

O neoliberalismo recruta a sociedade civil para 'juntar evidências' deste ordenamento. Estas evidências promovem a competição de todos contra todos, de todo tipo, a todo momento, em qualquer lugar.

Title Text

ENEM 2010 desigualdade

ENEM 2015 Geral

ENEM 2015 mais de 90 alunos

Formação docente: 1 = 70%, 2 = 82%, 3 = 72%, 9 = 72,5% 31 = 74%

ENEM 2015 mensalidades

Governamentalidade

Governar, segundo Foucault, significa cuidar de condutas. Através de uma mistura de tecnologias e políticas (no sentido de políticas públicas), o governo trabalha para garantir uma maneira de se pensar a composição de uma sociedade.

Governar, no caso da educação, significa cuidar das condutas de todos os envolvidos... Através de perfis, rankings, classificações benchmarks e outras ordenações, uma universidade cria 'um mundo inteiro' na ponta de um lápis...

2 Quantificar

Governar por algoritmos

A mais recente novidade na área de ensino é o learning analytics ou analítica da aprendizagem. A idéia básica é a de recolher dados sobre a aprendizagem dos alunos com o intuito de adequar currículos e planos de aulas às necessidades dos alunos.

O que isso permitiria? Basicamente, avanços em cinco quesitos:

  1. Ao nível dos cursos
  2. Uma mineração de dados educacional
  3. O desenvolvimento de uma currículo inteligente
  4. Conteúdo adaptável
  5. Aprendizado adaptável

Title Text

Fita de retenção

Control room

'We are data'

Uma tecnologia atual para cuidar da conduta está associada à produção digital de rastros de cada indivíduo. Sem direito à privacidade, cada competidor fornece os próprios vestígios para ser monitorado. Isto é chamado de self-tracking.

Alberto Frigo, 2004-2040 project

Similaridades

O foco na coleta e na análise de dados a partir de uma diversidade de fontes de informação com o intuito de fornecer informações sobre o que funciona (ou não) em relação ao aprendizado ou ao ensino

é similar ao que está acontecendo em outras áreas. Marketing, planejamento urbano, saúde pública, ou transporte urbano estão todos se 'beneficiando' de algum tipo de analítica.

3 Professores

Profiling

No caso do professor, tudo se resume à sua conduta: o único profissional capaz de ensinar a resistir à solidão da competição é quantificado, isolado, colocado em quarentena.

A esperteza deste 'governo algorítmico' é, como afirma, Antoinette Rouvroy, mudar o mundo sem mudar nada. Basta mudar a forma como representamos o mundo. Através dos big data e seus algoritmos, criamos perfis.

O curso mais procurado

Na mídia, os professores estão sendo 'caçados'. O Senado está discutindo leis para perseguir aqueles professores que 'saiam da linha'. Mas nas campanhas de marketing, os professores 'estão em alta'...

Qual é o problema?

Basicamente, que os data não são jamais dados.

A grande questão, posta para os professores, é de como re-existir, como reinventar uma profissão que, é claro, não pode ser calculada.

Meu perfil pode ser algorítmicamente calculado, mas não estou sózinho.

Imagens

Capa: Francis Bacon 1967 Study for Head of George Duyer​ .

 

Obrigado pela atenção!

Marcelo Stein de Lima Sousa

DALIC / UTFPR

msteinas@gmail.com

https://slides.com/msteinas/professor-quantificado

o professor quantificado

By Marcelo Stein de Lima Sousa

o professor quantificado

Apresentação no Curso sobre o Golpe de 2016, realizado na UTFPR em Junho de 2018. O título da apresentação foi: "O Professor Quantificado: Neoliberalismo e o Futuro do Ensino Superior no Brasil".

  • 365