​​XÁTRIAS

TRIO: SANDERSON, LEANDRO, PEDRO A.
PROFESSORA: MARJANE.
MATÉRIA: SOCIOLOGIA.
PERÍODO: NOTURNO.
SALA: 205.

OS XÁTRIAS:

Significado:

Os xátrias, chátrias ou chatrias[1] (क्षत्रिय kṣatriya, em híndi, do sânscrito क्षत्र kṣatra) formam uma das quatro castas no hinduísmo. Constituem a ordem dos altos postos militares e na sua maioria governantes do tradicional sistema social védico-hindu, e suas famílias, tal como definido pelos Vedas e pelo Código de Manu. Os Senhores Krishna, Buda e Mahavira pertenceram a esta casta.

Brâmames e xátrias podem, com efeito, exercer uma função agrícola ou comercial, ocupar-se de rebanhos ou de caravanas, esculpir madeiras etc.; podem, também, desposar mulheres de casta inferior, mesmo que sejam escravas.

O que Faziam:

Ocupavam altos cargos militares ou civis. Reis, nobres, autoridades, senhores feudais, oficiais e guerreiros da realeza, responsáveis pelo poder político e militar. Eles teriam nascido do braço direito de Brahmā e seriam caracterizados pela paixão. 

Brâmames e xátrias podem, com efeito, exercer uma função agrícola ou comercial, ocupar-se de rebanhos ou de caravanas, esculpir madeiras etc.; podem, também, desposar mulheres de casta inferior, mesmo que sejam escravas.

 

De início, na antiga sociedade védica, esta posição era obtida por meio dos méritos da aptidão, da conduta e da natureza de uma pessoa. Os primórdios da literatura védica citam os xátrias como o nível mais alto entre as castas, seguidos dos brâmanes (sacerdotes e professores da lei), depois dos vaixás (mercadores) e dos sudras (artesãos e operários). O movimento de indivíduos e grupos de uma casta para outra não era incomum; a nomeação para uma casta superior constituía uma recompensa reconhecida por serviços prestados aos governantes. Com o passar do tempo, tornou-se hereditária. Na época moderna, a casta dos xátrias inclui uma ampla classe de grupos que diferem entre si quanto ao status e funções mas que são unidos por reclamar o governo, por guerrear ou por possuir terras. Esta casta indiana é equivalente à 

nobreza, fazendo uma comparação com o mundo ocidental.

 

COSTUMES:

Embora cada nação indígena possua sua própria cultura com hábitos e costumes próprios, existem alguns constumes que são comuns a praticamente todos os povos indígenas brasileiros. São estes que relacionamos abaixo:

- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes, tubérculos);

- Costumam tomar banho vários vezes por dia em rios, lagos e riachos;

- Os homens saem para caçar em grupos;

- Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música. Costumam pintar o corpo nestes eventos.

- Desde pequenas as crianças são treinadas para as atividades que deverão desempenhar na vida adulta;

- Realizam rituais de passagem entre a fase de criança e a adulta;

- Moram em habitações feitas de elementos da natureza (troncos e galhos de árvores, palhas, folhas secas, barro);

- Fazem objetos de arte (potes e vasos de cerâmica, máscaras, colares) com materiais da natureza.  Esta atividade é desempenhada pelas mulheres das tribos;

- Tratam as doenças com ervas da natureza e costumam realizar rituais de cura, dirigidas por um pajé;

- Possuem o costume de dividir quase tudo que possuem, principalmente os alimentos;

- Possuem uma religião baseada na existência de forças e espíritos da natureza.

LENDA:

Alguns acadêmicos consideram que a lenda de que os xátrias, com exceção dos ikshvakus, foram destruídos por Parasurama, a sexta reencarnação de Vishnnu como punição pela sua tirania, reflete um longo conflito pela supremacia entre os sacerdotes e os governantes, que terminou com a vitória dos primeiros.

O QUE SÃO CASTAS?

A castas são divididas conforme cada elemento do corpo de Brahma, o Deus Maior do hinduísmo. A boca desta divindade constitui os brahmanes, uma elite composta por apenas 15% da população, os quais compõem os sacerdotes, professores e filósofos. Somente eles podem estruturar as cerimônias religiosas e transmitir o legado sagrado para o povo. Logo depois vêm os braços de Brahma, dando origem aos xatrias, membros das instituições políticas e militares, dependentes das orientações transmitidas pelos brâmanes. Em alguns momentos, porém, estes indivíduos se rebelaram contra ordens superiores. 

Title Text

XÁTRIAS

By San Neves