NoSQL
O termo NoSQL foi usado pela primeira vez em 1998, como o nome de um banco de dados relacional de código aberto que não possuía um interface SQL. Seu autor, Carlo Strozzi, alega que o movimento NoSQL “é completamente distinto do modelo relacional e, portanto, deveria ser mais apropriadamente chamado ‘NoREL’ ou algo que produzisse o mesmo efeito”. Porém, o termo só voltou a ser assunto em 2009, por um funcionário do Rackspace, Eric Evans, quando Johan Oskarsson, da Last.fm, queria organizar um evento para discutir bancos de dados open source distribuídos.
NoSQL são diferentes sistemas de armazenamento que vieram para suprir necessidades em demandas onde os bancos de dados tradicionais (relacionais) são ineficazes. Muitas dessas bases apresentam características muito interessantes como alta performance, escalabilidade, replicação, suporte à dados estruturados e sub colunas.
O NoSQL surgiu da necessidade de uma performance superior e de uma alta escalabilidade. Os atuais bancos de dados relacionais são muito restritos a isso, sendo necessária a distribuição vertical de servidores, ou seja, quanto mais dados, mais memória e mais disco um servidor precisa. O NoSQL tem uma grande facilidade na distribuição horizontal, ou seja, mais dados, mais servidores, não necessariamente de alta performance. Um grande utilizador desse conceito é o Google, que usa computadores de pequeno e médio porte para a distribuição dos dados; essa forma de utilização é muito mais eficiente e econômica. Além disso, os bancos de dados NoSQL são muito tolerantes a erros.
No caso dos bancos NoSQL, toda a a informação necessária estará agrupada no mesmo registro, ou seja, em vez de você ter o relacionamento entre várias tabelas para formar uma informação, ela estará em sua totalidade no mesmo registro.
Arquitetura
Modernas base de dados relacionais parecem ter uma limitação a transações com grandes volumes de dados e cargas de trabalhos típicas de operações modernas de grande carga, incluindo o dimensionamento de conjuntos de dados. Sistemas NoSQL frequentemente fornecem garantias de consistência fraca, como consistência eventual e operações restritas a itens individuais de dados, apesar de que uma faixa possa impor garantias ACID, adicionando uma camada de middleware complementares.
Alguns defensores do NoSQL promovem interfaces muito simples, como arrays associativos ou pares chave-valor (Key-Value pairs). Outros sistemas como bancos de dados XML nativos provem o apoio ao padrão XQuery.
90% dos sites atualmente podem usar sem problemas algum os bancos de dados tradicionais, pois o ganho de performance não seria tão significativo; para os 10% restantes é aconselhável o uso do NoSQL.
NoSQL
By walternascimento
NoSQL
- 246