Por Rafaela Melo

Origem do termo "forró"

Na etimologia popular é frequente associar a origem da palavra forró à expressão da língua inglesa for all ("para todos"). Para essa versão, foi construída, no início do século XX, a ferrovia Great Western. 

                         

Origem do termo "forró"


Os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, for all passaria a ser, no vocabulário brasileiro, forró.


Versão mais aceita na academia


A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão e farra. 

Forró Pé-de-Serra


É tocado, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó.
                                
                                     

Sanfona 


Zabumba 


Triângulo





Grandes nomes do Forró Pé-de-Serra



Luiz Gonzaga - O "Rei" do Forró e do Baião

Maestro Sivuca



Elba Ramalho 



Dominguinhos



João do Vale





Além do forró tradicional, denominado pé-de-serra, existe outras variações, tais como o forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulista no final da década de 90.

Forró "Eletrônico e Universitário"


    

Letras e coreografias mais sensuais, temas do cotidiano, muito ligado a indústria musical, tem atraído o público mais jovem. 


Como se dança o Forró Pé-de-Serra?

Forró - Educação Musical

By Fol de Rol

Forró - Educação Musical

  • 1,204