Construção de Brasília
Bárbara Kéfere;
Luíza Gabriela
2º ano "A"
Title Text
Em 19 de setembro de 1956, foi sancionada a Lei número 2.874, que criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Para presidi-la foi nomeado Israel Pinheiro, engenheiro formado na Escola de Minas de Ouro Preto, político mineiro, filho do ex-presidente de Minas João Pinheiro e amigo de JK.
Entre os objetivos básicos para a mudança da capital, destacavam-se: obedecer à Constituição de 1891, reafirmada pela de 1946; integrar o interior do país; gerar empregos; ocupar parte da mão-de-obra nordestina; e promover o desenvolvimento do interior país, contribuindo para desafogar a Região Centro-Sul.
O Sonho de Dom Bosco
“Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: -Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”
“Memórias Biográficas de São João Bosco”, escrito por seu assistente, padre Lemoyne.
Em agosto de 1883, Dom Bosco, como é mais conhecido, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Ao chegar à região entre os paralelos 15° e 20°, viu um local especial, onde, nas palavras de um anjo que o acompanhava em sua visão, apareceria “a terra prometida” e que seria “uma riqueza inconcebível”.
Setenta e sete anos depois do sonho, era inaugurada no Planalto Central brasileiro a cidade de Brasília, exatamente dentro do intervalo de coordenadas geográficas mencionado na visão de Dom Bosco emoldurada pelo Lago Paranoá.
Cronologia
1956 - Em 31 de janeiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira assume a presidência da República, para cumprir um mandato de cinco anos. Em termos estratégicos e econômicos, seu governo foi marcado pela elaboração e aplicação do Plano de Metas, que estava dividido em seis grandes objetivos: energia, transportes, alimentação, indústria de base, educação e, é claro, a construção de Brasília, o que foi chamado de meta-síntese.
02/10/1956 - Primeira visita do Presidente Juscelino ao local onde seria construída a nova Capital do Brasil.
1957 - O edital do concurso para a escolha do projeto urbanístico de Brasília foi marcado para março. Foram entregues 26 projetos à Comissão Julgadora do Plano Piloto da Nova Capital e em 16 de março foi apresentado o nome do autor do projeto vencedor, Lúcio Costa.
1960 - Após, aproximadamente, 41 meses de construção, em 21 de abril, Brasília é inaugurada. Durante a missa comemorativa é lida uma mensagem radiofônica do papa João XXIII.
Segundo Otto Lara Resende, Brasília foi produto de uma conjugação de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa.
Lúcio Costa declarava à revista Manchete em 1974: "Digam o que quiserem, Brasília é um milagre. Quando lá fui pela primeira vez, aquilo tudo era deserto a perder de vista. Havia apenas uma trilha vermelha e reta descendo do alto do cruzeiro até o Alvorada, que começava a aflorar das fundações, perdido na distância. Apenas o cerrado, o céu imenso, e uma ideia saída da minha cabeça O céu continua, mas a ideia brotou do chão como por encanto e a cidade agora se espraia e adensa."
Construção de Brasília
By Luíza Gabriela
Construção de Brasília
- 520