O que é bullying?

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Tipos de bullying

O bullying pode ser dividido em dois modos: o direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos, e o indireto, a forma mais comum entre mulheres e crianças.

Também podemos diferenciar os existentes com agressão física, ou só moral. O mais grave, seria o com agressões físicas, pois já denuncia os acontecimentos do ato.

Cyberbullying

É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, em sites, redes sociais e outros. É quase uma extensão do bullying normal, mas dessa forma as pessoas envolvidas não estão cara a cara, o que pode ser pior, pois é em anônimo.

O que leva o autor a praticar?

Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso leva o  autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações.

O espectador também participa do ato?

Sim. Principalmente os que atuam como plateia ativa ou torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. O espectador típico é uma testemunha dos fatos.

Quais são as consequências?

O atingido, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha. Dependendo, pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar á grupos, apresentar baixos rendimentos.

As vítimas começam a concordar com a agressão, pois passam a se enxergar como são julgadas. Isso também interfere muito no futuro da vida da pessoa, como adquirir sérios problemas de relacionamento, contrair agressividades, sempre se isolar e outros.

- O Bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em qualquer  contexto e ocasião, como escola, família, trabalho e etc. Costumam dizer que é uma das formas de violência que mais aumenta no mundo.

Em escolas, há tendência de não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos. Ocorre geralmente quando não há presença de adultos. No Brasil, o problema tende a ocorrer principalmente no ensino fundamental, mas o problema é geral.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais, e ferem o Código Civil. O responsável pelo ato, também pode ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que escolas prestam serviço aos consumidores. As cidades em que mais ocorre são Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Bullying

By Luíza Gabriela

Bullying

  • 358