Comunicação Científica
Joffily Ferreira
Marianna Veríssimo
A definição de comunicação científica em Garvey e Griffith(1979) segundo Bertin (2007) é: " o campo de estudo do espectro total de atividades informacionais que ocorrem entre os produtores da informação científica, desde o momento em que eles iniciam suas pesquisas até a publicação de seus resultados e sua aceitação e integração a um corpo de conhecimento científico" (Bertin, 2007, p.10).
- Comunicação Científica é a divulgação dos resultados do início ao fim, de uma pesquisa.
- A pesquisa deve ser divulgada para que ela contribua com o progresso dos conhecimentos que dispomos.
- Esta comunicação pode se dar de forma oral (canal informal) ou escrita (canal formal).
A explosão da Comunicação Científica
- As revistas científicas começam a aparecer no meio do Séc. XVII e, no século seguinte já possuem uma centena ao redor do mundo.
- Na Inglaterra, em 1869, o astrônomo Norman Lockyer e o editor McMillan fundaram Nature, que se tornaria uma das revistas mais importantes do mundo.
- Em meados de 1900, chega a 10.000 o número de revistas ao redor do mundo.
- Após a segunda guerra mundial, a World List Of Scientific Periodical registra 50.000 e o dobro em 1981.
- Estimasse que no começo do terceiro milênio, haverá em torno de um milhão de revistas científicas em todo o mundo.
Comunicação Científica Oral
(Canal Informal)
- A comunicação oral compreende tanto as formas públicas de socialização das informações, representadas pelas conferências, colóquios e seminários; quanto pelas formas privadas de socialização, como as conversas interpessoais e as mensagens, atualmente eletrônicas.
- Seminários:
- Técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. É uma troca de idéias entre quem apresenta e quem o assistem.
- Palestra:
- Apresentação oral que pretende apresentar informação ou ensinar pessoas a respeito de um assunto. Palestras são usadas para transmitir informação de natureza importante, histórica e prática, teórica.
- Conferência:
- É uma modalidade de reunião informativa que se caracteriza pela demonstração feita por uma autoridade em determinado assunto para um número grande de pessoas.
- Se faz necessária a presença de um presidente de mesa para mediação dos trabalhos, sendo muito mais formal que uma palestra.
- Os questionamentos acontecem somente por escrito e devidamente identificadas, ao final da exposição.
Comunicação Científica Escrita
(Canal Formal)
- Na comunicação escrita encontram-se representadas as publicações primárias, os resultados de pesquisas, as publicações secundárias e terciárias.
- Através dessa literatura, o trabalho do pesquisador é exposto e está sujeito ao julgamento constante dos pares, o que confere confiabilidade e status científico ao trabalho.
- Resumos em congressos:
- A apresentação de resultados de trabalhos científicos em congressos é um passo importante no contexto da divulgação de ciência entre aqueles para os quais esses resultados são relevantes. Além disso, em muito contribui para a melhor qualidade das publicações em seu formato final.
- Notícias na imprensa:
- Tem como função democratizar o conhecimento, para que ele se torne acessível a todo o público, não apenas a pesquisadores.
- Monografia:
- É um trabalho científico que se caracteriza pela especificação do assunto/problema. E dessa forma, objetiva-se com a pesquisa apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência.
-
Revista Cientifica:
- É uma publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria das revistas são altamente especializadas, embora algumas das publicações mais antigas tais como Nature publiquem artigos e dissertações científicas abrangendo uma vasta gama de campos científicos.
- Livros :
- São livros que possuem assuntos de determinadas áreas.
- São escritos para pesquisadores de áreas específicas.
- Periódicos Científicos :
- É um tipo de publicação eletrônica ou impressa, que são apresentadas em determinados periodos.
- Geralmente, anual, semestral, quadrimestral e trimestral
-
Painel :
- É uma forma de apresentação escrita de trabalhos científicos, sob a forma de Pôster, que deve compreender assuntos pertinentes à diversas áreas, podendo ser apresentados relatos de casos, levantamento de causa , métodos de diagnóstico, resultados obtidos. Normalmente apresentado em Congressos, devendo atender as normas para inscrição e apresentação do regulamento de cada evento.
Publicações na Internet :
- Alguns sites são especializados em divulgação de textos científicos.
- Periódicos, livros e revistas científicas são muito comuns de se encontrar na internet.
- Dessa forma, a comunicação científica se torna mais rápida e abrangente.

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/

http://www.periodicos.capes.gov.br/

http://books.scielo.org/

http://www.revistas.usp.br/wp/

http://seer.ufrgs.br/reic

http://www.nature.com/nature/index.html

http://periodicos.ifpb.edu.br/

Referências :
- http://www.biblionline.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/326/248
- http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761
- https://www.vellini.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=103
- http://www.gilsonvolpato.com.br/pdf/Evolu____o%20da%20comunica____o%20cient__fica.pdf
- http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6160/6780
- http://www.parlante.com.br/blog/palestra-x-conferencia-x-seminario-x-congresso/
- GARVEY, W. D.; GRIFFITH, B. C. Communication and information process within scientific disciplines, empirical findings for psychology. In: GARVEY, W. D. Communication: the essence of science; facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon, 1979. p.127-147.
- LAVILLE,CHHRISTIAN. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas/ Christian Laville e Jean Dionne; tradução Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. - Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editoria UFMG, 1999.
Comunicação Científica
By Marianna Veríssimo
Comunicação Científica
- 417