Realidade Virtual








Tecnologia
- Uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional.
- Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.
2

Historia
- O termo realidade virtual foi utilizado pela primeira vez no livro “Le Théâtre et son double”, do autor francês, Antonin Artaud, em 1938.
- Embora não seja um autor de ficção científica, Antonin praticamente criou o termo ao sugerir um teatro onde “a ilusão natural de personagens e objetos criavam uma realidade virtual”.
3

Historia
- Mesmo sem o termo existir, já haviam experimentos que “transportavam” as pessoas para outros lugares.
- Os famosos óculos estereoscópicos com cartões em 3D de pontos turísticos existiam desde os anos 1920.
- Eles são os tataravós dos óculos VR que conhecemos atualmente.
4

Historia
5


Conceitos
6
- O primeiro conceito de realidade virtual vem, pelo menos, desde a década de 1970, criado por Jaron Lanier.
- O termo oficial criado diz que: diferenciar simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado.

Conceitos
7
- Interface homem-computador que simula um ambiente real e permite aos participantes interagirem com o mesmo.
- É a forma mais avançada de interface do usuário com o computador.

Conceitos
8
- É uma técnica avançada de interface que permite ao usuário realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético gerado por computador, utilizando canais multi-sensorais.


Como funciona
9
- Com o uso da estereoscopia, a ilusão de profundidade é criada, apresentando mais um elemento de imersão para a realidade virtual.
- Para que isso aconteça, duas imagens diferentes são geradas, uma para cada olho.
- O efeito consiste na interpretação do cérebro de que as duas imagens na realidade são uma só.

Como funciona
10


Como funciona
11
- A imagem gerada pelas aplicações do dispositivo, ao ser acoplada aos óculos, será dividida em dois, e terá cada metade vista por um dos olhos.
- Com os sensores do celular, será possível analisar os movimentos da cabeça, que são instantaneamente transferidos ao software, alterando o posicionamento do que é enxergado através dos óculos.

Como funciona
12
- O óculos ou capacete faz uma simulação de que vemos algo real. No caso, de objetos posicionados em diferentes locais do espaço.
- O cérebro terá a ilusão de que vê aquilo com a mesma profundidade, altura e largura do real.

Como funciona
13
- Nossos olhos, ao captarem uma imagem em realidade virtual, passam essa informação ao cérebro. Este interpreta o que recebeu e nos mostra o que está diante de nossa vistas em 3D.
- O cérebro interpreta as 3 dimensões (profundidade, altura e largura, iluminação), e também outros fatores, como a iluminação.

VR e Autismo
14
- Artigo EBSCO: Small-Group Technology-Assisted Instruction: Virtual Teacher and Robot Peer for Individuals with Autism Spectrum Disorder
- Os autores combinaram tecnologia de realidade virtual e robótica social para desenvolver um sistema de tutoria que se assemelhava a um arranjo para pequenos grupos.

VR e Autismo
15
- O robô que foi criado como um par, que faz os movimentos que o tutor no vídeo faz, assim as crianças conseguem aprender de outra forma quando vem o robô se mexendo.


Outros projetos
16
- A empresa Floreo criou uma solução de aprendizagem que pode ser usada por escolas e pais, no processo de habilidades sociais como: reciprocidade, planejamento para situações inesperadas, emoções etc.
- Com a metodologia de repetição, o aplicativo tem sempre a supervisão de um adulto e a orientação de um terapeuta para mensurar a evolução do paciente.

Outros projetos
17
- A Universidade de Haifa, em Israel, desenvolveu um aplicativo em VR que auxilia crianças autistas a atravessar a rua com carros e semáforos, praticando com segurança e reduzindo o estresse do aprendizado em um ambiente real.

17


Cleber Trindade do Nascimento
Júlio César Farias Rauber
Maurício da Silva Salin
Realidade Virtual
Realidade virtual
By Mauricio Salin
Realidade virtual
Fundamentos da computação 2019/2
- 147