Nazismo
Grupo :
William
Mateus
Carlos
German
Altamir
Prof ° Guilherme
Sociologia
O nome do Partido Nazista era "National Sozialistische
Nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo,
é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de
1933 a 1945.
Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich
Em português, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães
As principais características do Nazismo eram:
Anti-semitismo :
ódio aos Judeus.
Eugenia :
seleção de pessoas, baseada em leis genéticas.
pangermanismo :
ideologia e movimento que visam agrupar num mesmo Estado os povos de origem germânica.
- antiparlamentarismo,
- o pangermanismo,
- o racismo,
- o coletivismo,
- a eugenia,
- o antissemitismo,
- o anticomunismo,
- o totalitarismo
- oposição ao liberalismo econômico e político.
Foi na prisão militar de Landsberg que Adolf Hitler escreveu a primeira parte do livro "Mein Kamph (Minha Luta)" que se tornou o livro sagrado do nazismo.
Nesse livro Hitler expôe as bases de sua doutrina: Um conjuto de idéias fanáticas e pseudocientíficas.
Entre as principais teses hitleristas destacam-se:
1º A Superioridade da Raça Ariana: Hitler afirma que o povo alemão descendia de uma raça superior (Os Arianos) e, por isso, tinha o direito de dominar as raças inferiores (Judeus, Eslavos...etc).
2º O Anti-semitismo : Hitler declarava que os judeus (semitas) faziam parte de uma raça inferior, sendo capazes de corromper e destruir a pureza alemã. Os casamentos entre judeus e alemães deveriam ser proibidos; e os judeus aniquilados.
3º O total fortalecimento do Estado: Hitler defendia a total submissão do indivíduo á autoridade soberana do Estado personificada na figura de Führer (chefe).
4º O expansionismo: Hitler afirmava que o povo alemão tinha direito de conquistar seu espaço vital, expandido militarmente seu território.
O partido Nazista foi fundado em 1919, já tendo como chefe Adolf Hitler. Neste mesmo ano seria votada a nova Constituição da Alemanha que organizava o país em 23 estados, passando a ter uma constituição democrática.
Durante 10 anos a República enfrentou muitas dificuldades financeiras e sociais, sendo assolada pela fome e miséria, pela inflação, pelos conflitos trabalhistas e pelos prejuízos trazidos pela guerra.
Em 1929 a crise econômica no país se agravou, deixando-o frágil e permitindo a ascensão ao poder do Partido Nazista.
Tal fato se deu devido à insatisfação do povo com o governo atuante.
O Partido Nazista tinha tropas de choque e empregava métodos violentos contra socialistas, comunistas e judeus, além de perseguir sindicatos e jornais.
Os judeus eram acusados de capitalistas, que enfraqueciam a Alemanha.
Hitler se utilizou de tropas de choque para se livrar de adversários políticos, e em 1932 elegeu 230 deputados de seu partido.
No ano seguinte faleceria o presidente alemão e Hitler impôs uma ditadura violenta e centralizou todos os estados.
Aqueles que se opunham às suas ordens foram enviados para campos de concentração, os judeus perderam a cidadania e passaram a ser perseguidos e todos eram obrigados a exercer a doutrina nazista.
Esta, por sua vez, baseava-se no Fascimo Italiano, e consistia basicamente na submissão do indivíduo aos interesses do Estado, perdendo as liberdades individuais.
Este governo era composto de um partido único, sendo eliminados todos os seus opositores ou quaisquer indivíduos que fossem considerados nocivos à Ordem que havia sido estabelecida pelo governo.
Dentre os perseguidos estavam: católicos, comunistas, intelectuais, testemunhas de jeová, democratas, jornalistas, judeus, ciganos, negros, etc.
Estes foram perseguidos, escravizados, torturados, presos e mortos, tudo em obediência a um ideal de grandeza implantado no país, que moveu uma nação inteira a fazer tudo de acordo com as ordens de um homem que se auto-proclamou seu líder.
O partido nazista controlava a população e esse controle era feito pelo Ministro Joseph Goebbels que fiscalizava a imprensa, a literatura, o cinema e o rádio (principal instrumento de comunicação das massas).
Já no final da Segunda Guerra quando as tropas aliadas entraram na capital alemã, Hitler (que estava em seu esconderijo) cometeu suicídio.
O nazismo levou milhares de pessoas (judeus, homossexuais, ciganos) à morte. Muitos, inclusive, foram usados em terríveis experiências médicas.
Até hoje, a humanidade lembra, relembra e sofre ao recordar este lamentável episódio da nossa história universal, que ficou conhecido como Holocausto.
Nazismo
Grupo :
William
Mateus
Carlos
German
Altamir
Prof ° Guilherme
Sociologia
Fim...
Nazismo
By William Remor
Nazismo
- 2,202