SOBRE

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech e Presidente da Associação Brasileira de Startups

Estudou inovação no MIT, na Disney Institute e na Singularity University (NASA);

Já palestrou na NASDAQ e foi eleito um dos jovens mais inovadores pelo MIT Technology Review;

Foi eleito Empreendedor do ano pela Editora Globo e pelo site americano The Next Web;

Site: www.gustavocaetano.com.br

Twitter: @gustavocaetano / Youtube

Navegação

Mais informações

sobre o tema

Próximo Slide

Slide Anterior

Nice Move!

Um pouco de história

Intro

O objetivo dessa apresentação é apresentar alguns conceitos utilizados por startups de sucesso em todo o mundo e que podem ser usados também por qualquer tipo de empresa, em qualquer mercado!

Lei de Moore influenciou o surgimento das Startups

O poder de processamento computacional aumenta 18x a cada ano, mantendo-se o custo. Por isso, é cada vez mais barato criar tecnologias disruptivas. 

... mas ninguém está feliz

Por isso, agora é a vez dos pequenos

 

Empresas pequenas tem mais agilidade, velocidade e capacidade de inovação. 

 

Nunca houve uma janela tão grande de oportunidade para os pequenos players. 

As tecnologias disruptivas vão devastar os mercados tradicionais

As pessoas imaginam o futuro como uma continuação evolutiva do passado. Mas não é assim que a humanidade caminhou. 

O líder do passado não será o líder do futuro. Isso porque as novas tecnologias estão fora do radar dos grandes players.

...assim como os modelos tradicionais de negócio não sobrevieverão.

O principal ponto forte das Startups são a capacidade de criar novos modelos de negócios resolvendo problemas que sempre existiram de maneira simples. 

Modelos Inovadores usados pelas Startups

Cut-the-middle-men

As Startups adoram mercados onde existam intermediários ineficientes. Melhorando a vida das pessoas elas criam soluções que substituem os intermediários, como é o caso da EasyTaxi, que deixou as cooperativas obsoletas. 

Razor-and-Blades

Modelo inicialmente criado pela Gillette, foi copiado posteriormente pela HP. Consiste na venda de um produto por um preço acessível, mas o refuel exclusivo custa caro. 

 

O mesmo modelo foi usado pela Nespresso, Startup da Nestlé, que revolucionou o mercado de café residencial no mundo. 

One Dollar Shave 

Everything-as-a-Service

O mundo caminha para serviços e cada vez veremos produtos puros perdendo valor. Pense num celular: o que diferencia um Android de um Windows Phone são os serviços oferecidos, no caso, a rede de parceiros que oferecem seus aplicativos pela Google Play Store.   

Imagine um frango

Quando era pequeno em Araguari (MG), onde nasci, minha avó matava o frango para cozinhar. Depois, começaram a vender o frango já depenado nos supermercados. A Perdigão na década de 90 lançou o frango em pedaços e depois temperado. Nos anos 2000 o frango já era vendido em forma de strogronoff pronto para comer, só precisando esquentar no microondas. 

Adicionaram serviço ao frango, agregando valor ao produto e aumentando o preço final ao consumidor, em troca da comodidade. 

Case da RyanAir

A empresa européia RayanAir entende que a viagem de avião é uma commodity e por isso aposta em serviços oferecidos à bordo. A empresa apresentou à União Européia os planos de oferecer vôos gratuitos desde que possa oferecer jogos de Cassino durante o vôo. 

Freemium

Freemium é um modelo de negócio em que um produto ou serviço proprietário (tipicamente uma oferta digital como software, mídia, jogos ou serviços web) é oferecido gratuitamente, mas dinheiro é cobrado a usuários premium por recursos adicionais, funcionalidade ou bens virtuais.1 2 A palavra "freemium" é uma palavra-valise combinando os dois aspectos do modelo de negócio: "free" e "premium".

Fonte: Wikipedia

Com vocês, o criador do termo Freemium

Marketplace

Existe um desafio enorme para montagem de modelos de negócio baseados em Marketplace, mas uma vez que ele acontece, as barreiras de entrada ficam enormes.

EasyTaxi quando começou tinha que resolver um problema: os taxistas só iriam usar o aplicativo se existisse uma base grande de clientes, e vice-versa. 

Novas Estratégias

Grand Strategy

Batalhas são como jogos de xadrez: uma derrota pode significar um avanço para um objetivo maior. Startups de sucesso não deixam claro sua grande estratégia.

Qual a Estratégia do Google e Facebook?

Empresas de sucesso tem uma estratégia maior que é complexa de se entender quando está de fora. O Google, por exemplo, comprou 7 empresas de Robótica nos últimos anos e o Facebook adquiriu a Startup Oculus Rift. A tática camufla uma estratégia maior dessas e outras empresas. Isso irá confundir os concorrentes e surpreendê-los no futuro.  

The Death Ground Strategy

Startups de rápido crescimento surpreendem seus adversários com sua velocidade. Lançam produtos com agilidade sem que seus concorrentes consigam acompanhá-las.
Essas empresas estão sempre insatisfeitas e paranóicas. Buscam sempre novas tecnologias que um dia podem revolucionar seus mercados. Estão sempre atentas para não sucumbirem.

The Perfect Economy Strategy

Essas Startups entendem suas limitações e sabem até onde podem ir e que tipo de batalha pretendem enfrentar. 

As Batalhas podem limitar os pensamentos, por isso elas estudam bem quais batalhas vão enfrentar. 

Polarize Strategy

Toda startup precisa de um adversário: Sem adversários você ficará sem rumo. (Apple vs. Microsoft vs. Google vs. Facebook)

Toda startup também precisa de parceiros. Elas criam alianças que fortalecem seus pontos fracos. E continuam focadas em seu core business. Polarize seus adversários: Unidos eles são mais fortes. Sozinhos, ficarão enfraquecidos. 

The Comand-and-Control Strategy

Essas empresas conhecem suas tropas, seu times são formados por pessoas de diferentes culturas. O líder geralmente conhece o ponto fraco e forte de cada um. 
Para uma startup de sucesso um objetivo é uma cruzada. Todos na startup precisam caminhar para o mesmo lado, sempre com o mesmo objetivo em mente, sem perder o foco nunca.   

Eles dão poder: é impossível controlar o dia-a-dia de todas as pessoas da sua tropa. Por isso, treine e dê poder aos seus comandantes. Power to the edges strategy. 

Novas Tecnologias

Impressão 3D

Sensores 

Biologia Sintética

Robôs e Drones

Inteligência Artificial

Whatson: Quando a máquina supera a inteligência humana

Realidade Virtual

Nova Mentalidade

As pessoas mais geniais não trabalham por dinheiro

Por isso, as Startups precisam vender um sonho desafiador, mais do que pagar altos salários.

 

Vejam, no vídeo ao lado, o conceito por trás da X-Prize!

Conheça o XPrize

Essas empresas buscam mudar a vida das pessoas

As pessoas mais geniais não trabalham pra você

Empresas de crescimento exponencial buscam talentos no mundo todo. Sites como Odesk.com, Freelancer.com entre outros, ajudam na busca de pessoas que estão em lugares remotos fazendo trabalhos brilhantes. 

Planejar não é garantia de sucesso. Testar e falhar é! 

O que deu certo no passado não garante o futuro

As pessoas se acomodam com sucessos passados. Porém, o que a história mostra é que as empresas que não se reinventaram foram atropeladas por novos entrantes. Kodak vs. Instagram, Whatsapp vs. MSN, Blockbuster vs. Netflix, Facebook vs. Myspace.

Case: Pony Express

A Pony Express foi a primeira empresa de correios nos EUA a transportar correspondências de uma costa a outra. Era líder de mercado, mas com a volução da tecnologia, perdeu espaço para empresas que vieram na segunda geração: UPS, USPS e FEDEX. Agora essas empresas estão perdendo mercado para Google, Whatsapp e Facebook, que simplificaram a comunicação entre as pessoas.

Hacking de Crescimento ou Growth Hacking

As empresas de sucesso também encontraram maneiras de hackear o crescimento, usando técnicas como as apresentadas ao lado:

As Startups vão revolucionar todos os grandes mercados

Saúde

Educação

Logística e Cidades Inteligentes

Mobilidade

... E por isso 40% das 500 maiores empresas não existirão na próxima década. 

Então comece a criar o futuro agora!

Gustavo Caetano

Os Segredos de uma Startup de Sucesso

By Gustavo Caetano

Os Segredos de uma Startup de Sucesso

Algumas técnicas que são usadas por startups de sucesso, para leigos!

  • 10,021
Loading comments...

More from Gustavo Caetano