Iury Salino
Professor Universitário e Analista de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio da Amazônia, Especialista em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis pelo IGTI.
Iury da Guia Salino
iury.professor@gmail.com
O início para toda a atividade de desenvolvimento de software é o levantamento de requisitos. Esta atividade é repetida em todas as etapas da engenharia de requisitos.
Compreensão do domínio
Coleta de requisitos
Classificação
Resolução de conflitos
Definição das prioridades
Verificação de requisitos
Compreensão do domínio
Os analistas devem desenvolver sua compreensão do domínio da aplicação.
É o processo de interagir com os stakeholders do sistema para descobrir seus requisitos. A compreensão do domínio se desenvolve mais durante essa atividade;
Coleta de requisitos
Essa atividade considera o conjunto não estruturado dos requisitos e os organiza em grupos coerentes;
Classificação
Quando múltiplos stakeholders estão envolvidos, os requisitos apresentarão conflitos. Essa atividade tem por objetivo solucionar esses conflitos;
Resolução de conflitos
Em qualquer conjunto de requisitos, alguns serão mais importantes do que outros. Esse estágio envolve interação com os stakeholders para a definição dos requisitos mais importantes;
Definição das prioridades
Essencial
Importante
Desejável
Os requisitos são verificados para descobrir se estão completos e consistentes e se estão em concordância com o que os stakeholders desejam do sistema.
Verificação de requisitos
Processo de levantamento e análise de requisitos (SOMMERVILLE, 2003)
Tem o objetivo de superar as dificuldades relativas a fase de levantamento de requisitos.
A etnografia é uma técnica de observação que pode ser utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais, ou seja, entender a política organizacional bem como a cultura de trabalho com objetivo de familiarizar-se com o sistema e sua história.
Trata-se de uma técnica de elicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.
Protótipo tem por objetivo explorar aspectos críticos dos requisitos de um produto, implementando de forma rápida um pequeno subconjunto de funcionalidades deste produto.
A entrevista é uma das técnicas tradicionais mais simples de utilizar e que produz bons resultados na fase inicial de obtenção de dados. Convém que o entrevistador dê margem ao entrevistado para expor as suas idéias.
O uso de questionário é indicado, por exemplo, quando há diversos grupos de usuários que podem estar em diversos locais diferentes do país. Neste caso, elaboram-se pesquisas específicas de acompanhamento com usuários selecionados, que a contribuição em potencial pareça mais importante, pois não seria prático entrevistar todas as pessoas em todos os locais.
técnica para geração de idéias. Ela consiste em uma ou várias reuniões que permitem que as pessoas sugiram e explorem idéias.
Juntem-se e utilizando a técnica Brainstorming criem os requisitos funcionais para esse sistema de gestão de bibliotecas.
Lembrem-se que Requisitos Funcionais está relacionados com as ações que os Stakeholders realizam dentro do sistema.
JAD e VORD
Além dessas pesquise sobre todas as outras técnicas e diga quais são os pontos positivos e negativos de cada uma. Identifique também como são realizadas e quais dessas técnicas podem ser utilizadas em conjunto para aumentar a produtividade e a confiabilidade do processo de levantamento de requisitos.
CARVALHO, Adriane M. B. Rizzoni; CHIOSSI, Thelma C. dos Santos. Introdução à engenharia de software. Campinas, SP. Ed UNICAMP, 2001
FILHO, Wilson de Pádua Paula. Engenharia de software Fundamentos, Métodos e Padrões. Rio de Janeiro, RJ. Ed LTC, 2001
FOURNEIR, Roger. Guia prático para desenvolvimento e manutenção de sistemas estruturados. São Paulo. Ed. Makron Books, 1994
Pompilho, S. Análise Essencial Guia Prático de Análise de Sistemas. Rio de Janeiro: Ed Ciência Moderna Ltda, 1995.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. São Paulo. Ed. Markon Books, 1995
Rezende, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2002
Somerville, I. Engenharia de software. 6° ed. Tradução Maurício de Andrade. São Paulo: Ed Addison-Wesley, 2003
By Iury Salino
Nesta aula vamos falar mais sobre o processo de levantamento de requisitos, ver sua importância para o sucesso de um produto, conhecer técnicas para coleta dos requisitos e conhecer as dificuldades ao se levantar requisitos para a construção do software
Professor Universitário e Analista de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio da Amazônia, Especialista em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis pelo IGTI.