
Didática

Hipertexto Kaizen

Sumário
- Introdução
- Maiêutica
- Interdisciplinaridade
- Analogia

Olá, mentor ou mentora, tudo bem com você? Nesse hipertexto vamos falar um pouco sobre a didática da Kaizen! Mas antes, reflita sobre essa pergunta: qual o principal objetivo das nossas mentorias?


Isso mesmo! Nosso principal objetivo é desenvolver técnicas de estudo, planejamento e postura ativa, integrando-as à rotina do estudante. Para alcançar isso, precisamos ter uma linguagem simples e exemplos práticos que facilitam a compreensão, tornando o conteúdo acessível e relevante.

O seu papel enquanto mentor é guiar a pessoa estudante e para isso você não precisa dominar todos os assuntos, mas sim as técnicas. Na mentoria, o estudante é incentivado a discorrer sobre as informações, estabelecendo conexões e construindo seu conhecimento.
Atenção
!

Para que esse objetivo da mentoria seja alcançado corretamente, precisamos levar em consideração uma série de fatores que estão relacionados a nossa didática!


Para você o que é didática?

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo.



Vamos observar um exemplo?
Professoras do fundamental I utilizam da didática para ensinar assuntos complexos para crianças. Elas ensinam através de musicas, desenhos, imagens etc.
Isso é um exemplo de didática, adequar o conteúdo ao aprendiz, fazendo a jornada de aprendizagem ser satisfatória e relevante.


Vamos observar um outro exemplo?
Imagine que você terá uma palestra com um super gênio da física moderna e está super empolgado(a) para assistir. Porém, no dia do evento você percebeu que a palestra do super gênio da física é horrível. Será que é porque ele não domina o conteúdo? Ou será que é porque ele não tem didática? Bem, provavelmente a segunda opção!
Dominar o conteúdo é importante, mas sem didática não tem aprendizagem!


Interdisciplinaridade
Didática Kaizen
Vamos conhecer alguns diferenciais da didática Kaizen?
Analogia
Maiêutica
Você ja ouviu falar de maiêutica?


Maiêutica
A maiêutica, uma técnica de ensino atribuída a Sócrates, é uma abordagem interativa que visa estimular o raciocínio dos estudantes através de questionamentos e diálogos. Na mentoria, seu uso é fundamental para promover a participação ativa dos aprendizes e a construção de conhecimento de forma colaborativa.

Vamos observar um exemplo?
Durante uma aula de álgebra, o professor utiliza a maiêutica para ajudar os alunos a entenderem a manipulação de equações lineares. Em vez de resolver os problemas diretamente, o professor guia os alunos com perguntas como "Como podemos isolar essa variável?'' e "Qual passo devemos tomar para simplificar essa expressão?''
Isso encoraja os alunos a pensar de forma crítica, explorar diferentes abordagens para resolver os problemas e internalizar os conceitos matemáticos através da descoberta ativa.
Manter o aluno engajado na mentoria também é um objetivo alcançado com o uso eficaz da maiêutica. Ao invés de simplesmente transmitir informações, o mentor envolve o estudante no processo de aprendizagem, criando um ambiente dinâmico e estimulante.
Agora que ja conhecemos a maiêutica, vamos falar de interdisciplinaridade?
.


Você ja ouviu falar sobre interdisciplinaridade?


Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade na mentoria envolve a capacidade de conectar o tema discutido durante a sessão com outras disciplinas ou outras relidades.
Durante uma sessão de mentoria sobre nutrientes e priâmide alimentar, você pode usar a interdisciplinaridade para explorar como os hábitos alimentares podem ser influenciados por diferentes disciplinas. Ao discutir a importância dos nutrientes em uma dieta equilibrada, o mentor conecta conceitos de biologia (como metabolismo e nutrição celular) com aspectos sociais (como cultura alimentar, agrotóxicos, condições financeiras e hábitos familiares).
Agora que ja conhecemos a maiêutica e interdisciplinaridade, vamos conhecer a analogia?
.


Você ja ouviu falar sobre analogia?


Analogia
A habilidade de criar analogias entre assuntos complexos e situações do dia a dia é uma ferramenta poderosa na mentoria. Isso permite que conceitos abstratos sejam mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes, promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Por exemplo, ao explicar um fenômeno físico como a formação de cores, você enquanto pessoa mentora pode recorrer ao arco-íris como uma analogia. Assim como a luz branca é decomposta em várias cores ao passar por gotículas de água no arco-íris, a luz solar também é decomposta ao passar por um prisma, revelando as diferentes cores do espectro visível.



Vídeo
Que tal praticar um pouco do que foi visto nesse Hipertexto analisando a mentoria que iremos disponibilizar?
Assista o vídeo e tente identificar onde são os momentos onde o mentor utiliza interdisciplinaridade, analogia e maiêutica.
Com isso chegamos ao fim de mais uma jornada! Estamos empolgados para ver você aplicando esses conceitos na prática!













Kaizen_Formação_Didática_Geral
By Gabriel Anisio
Kaizen_Formação_Didática_Geral
- 122