Etapas da Mentoria

Formação Assíncrona 

Sumário

  • Introdução
  • Estrutura da Mentoria
  • Conferência de Metas e Rotina
  • Conteúdo Extra

Olá, mentores! Esperamos que esse texto encontre vocês bem. Essa é uma versão inicial de uma nova forma de treinamento  que estamos preparando para vocês.

Esse novo formato contará com: textos explicativos, passo a passo para realização dos métodos, situações problemas, gravações de mentorias e muitos outros recursos! 

 

Nesse hipertexto falaremos em duas etapas fundamentais da mentoria: a conferência de metas e de rotina e a finalização. Bateremos um papo sobre síntese de aprendizagem e o preenchimento do diário de bordo.

 

 

 

Para começar, você lembra quais as etapas da mentoria?

 

Nesse primeiro momento vamos relembrar a estrutura padrão das mentorias. Conhecer essa estrutura é fundamental para que todo método Kaizen seja aplicado de forma efetiva.

 

Lembrando que as primeiras mentorias e aulas experimentais têm uma estrutura ligeiramente diferente, como indicado no Manual do Mentor!

 

Estrutura da Mentoria

Quebra Gelo

As mentorias devem começar com um momento de quebra gelo, uma conversa mais  informal para estabelecer conexão com o estudante e criar um ambiente acolhedor. Você pode perguntar como foi a semana, falar sobre um filme que estreou nos cinemas, perguntar sobre a série que a pessoa estudante assiste e assim por diante.

E ai, qual o quebra gelo que você utilizaria em uma mentoria?

Estrutura da Mentoria

Conferir rotinas e metas

Abrir a planilha de metas antes de começar a mentoria é fundamental para observar os avanços da pessoa estudante, revisar as metas estabelecidas e verificar se foram alcançadas.

 

É fundamental, também, verificar a rotina da pessoa estudante e pontuar o que está funcionando na rotina e o que precisa ser alterado. 

Estrutura da Mentoria

Discussão

Momento destinado à prática das técnicas (SRQ ou PL) e discussão do assunto abordado na mentoria, promovendo a participação ativa dos estudantes.

Estrutura da Mentoria

Intervalo

Breve pausa para descanso e relaxamento, mantendo o equilíbrio durante a sessão de mentoria.

Estrutura da Mentoria

Discussão

Retorna do intervalo com mais um momento destinado à prática das técnicas (SRQ ou PL) e discussão do assunto abordado na mentoria, promovendo a participação ativa dos estudantes.

Estrutura da Mentoria

Finalização

Esse é o momento de sintetizar as aprendizagens fazendo uma breve revisão do que foi trabalhado na mentoria.

Aqui, vamos preencher o diário de bordo, registrar os acontecimentos e o progresso dos estudantes durante a mentoria, auxiliando no acompanhamento e avaliação do seu desenvolvimento.

 

É fundamental que cada um destas etapas tenha o seu tempo dedicado na mentoria!

A estrutura da mentoria foi pensada para garantir uma fluidez do conteúdo, com cuidado e leveza, permitindo que os estudantes compreendam tudo que está sendo trabalhado de forma efetiva.

 

Atenção

!

Conferência de Metas e Rotina

Apesar de normalmente fazermos a rotina na primeira mentoria e as metas apenas depois de algumas aulas, esses dois pontos estão completamente relacionados.

 

Ambos tratam do estudo do aluno em casa, e é fundamental que tenhamos atenção com este momento de estudo sozinho.

 

Conferência de Metas e Rotina

Pensa com a gente: cada aluno vai ter pelo menos oito matérias. Seria impossível tratarmos de todos esses conteúdos durante as 3h ou 4h semanais de mentoria. Além disso, o tempo de estudo em casa do aluno é bem maior que o tempo em mentoria, podendo ser o dobro ou até quatro/cinco vezes mais!

 

Logo, por melhor que sejam as etapas de Discussão da mentoria, sem um estudo em casa, teremos muita dificuldade para que o aluno alcance seus objetivos. Isso deve estar muito claro para os estudantes, que não podem ver na mentoria o seu único momento de estudo fora da escola.

 

 

Conferência de Metas e Rotina

Para este primeiro momento, não estamos focando em como usar a planilha de metas e nem em como criar uma rotina para os seus alunos, e sim em como deve ser conduzido o momento de verificação e de associação desses pontos na mentoria. Mas é claro que caso você tenha dúvida em algum desses tópicos, não hesite em entrar em contato com a coordenação!

 

Também estamos elaborando um material parecido com este em que as etapas de criação de metas e de rotina estarão bem mais detalhadas e com exemplos em vídeo, em breve ele estará disponível para vocês!

 

 

 

 

 

Vamos analisar alguns vídeos onde colocamos em prática a revisão das metas e da rotina?

 

Pega a pipoca, que lá vem o ABSOLUT CINEMA!

Vídeo

 

Nesse vídeo, a pessoa estudante já possui uma rotina criada, sabe utilizar a planilha de metas e Victor conduz a verificação das metas cumpridas desde a aula anterior e a criação das metas até a aula seguinte.

 

Vídeo

 

Por fim, o último vídeo trata de uma aluna que precisa de ajuda com a definição das metas e que, por ser mais nova, necessita de uma preocupação maior para verificar como ela irá tirar as metas do papel. Além disso, é uma aluna nova que ainda está com dificuldades de cumprir todas as atividades que são enviadas pelos professores e às vezes deixa passar alguma tarefa por esquecer o prazo ou por não verificar o que o professor mandou.

 

Finalização

A etapa de finalização da mentoria deve tomar entre 15min e 20min da aula. É muito importante que você tenha esse tempo dedicado para poder retomar com o aluno tudo que vocês fizeram durante a mentoria, relembrando conteúdos, quais as dificuldades que ele teve e qualquer outro aspecto relevante da aula.

 

Esse momento faz com que o aluno compreenda o que está sendo feito na mentoria e que você veja como está a percepção dele sobre o que foi visto. Talvez você tenha comentado algo que é muito importante para que o estudante consolide aquele assunto, mas ele não se lembra ao final da aula. Nessa hora, você deve lembrá-lo do que foi passado e reforçar as estratégias de aprendizagem.

 

 

Finalização

É durante esse tempo que você deverá preencher o Diário de Bordo, aquele documento que serve como o cadastro das mentorias para fins pedagógicos e de pagamento.

 

Se você preenche o diário de bordo durante a mentoria, as informações serão mais precisas e você não terá que dedicar um outro momento fora da aula para isso.

 

 

Finalização

Diário de Bordo
Como o estudante estava emocionalmente? Você pode selecionar mais de uma opção. 
Matérias Você pode selecionar mais de uma opção. 
Dificuldades Apresentadas Apresente as dificuldades que a pessoa estudante demonstrou.
O que foi feito para sanar as dificuldades do aluno? Detalhe tudo que foi feito e quais dificuldades o estudante apresentou.
Informações gerais Quaisquer outras informações relevantes para a coordenação devem ser colocadas nessa aba.

O diário de bordo solicita algumas informações como: 

 

Exemplos de Diário de Bordo

Vídeo

 

Vamos assistir agora um vídeo de uma mentoria onde Victor aplica perfeitamente as práticas relacionadas a finalização de uma mentoria! 

 

 

Perceba que todo esse processo - combinar o que será visto na mentoria seguinte, recapitular o que foi visto em aula reforçando as principais estratégias e aprendizados - é muito mais relevante para o aluno do que resolver uma questão a mais ao final da aula. Por isso, fique atento ao horário e garanta que a mentoria tenha o momento de fechamento adequado.

 

 

Atenção

!

 

Chegamos ao fim da nossa primeira jornada!
 

Temos certeza que você seguirá os passos perfeitamente e, quem sabe em breve, seus vídeos de mentoria estarão aqui como exemplo! 

 

Te vejo em breve, até mais! 

 

 

 

Kaizen_Formação_Didática_EtapasDaMentoria

By Gabriel Anisio

Kaizen_Formação_Didática_EtapasDaMentoria

  • 148