Ética Socrática
A REFLEXÃO ÉTICA GREGA
- No século V a.C. os filósofos ampliaram as áreas de reflexão, abrangendo as questões morais.
- Na vida privada prevaleciam a desigualdade e a ausência de liberdade, já que as mulheres e os escravos não eram considerados cidadãos.
- Um aspecto marcante na filosofia antiga é o viés metafísico, que fala sobre a compreensão do mundo se baseia na noção de ser, ou seja, na busca de um sentido que nos conduza à essência do ser.
PLATÃO: ÉTICA E SABEDORIA
- Em inúmeros diálogos Platão descreve as discussões de Sócrates a respeito das virtudes e da natureza do bem. Neles é ressaltada a convicão de que a virtude se identifica com a sabedoria e o vicio com a ignorancia: portanto, a virtude pode ser aprendida.
- Na passagem em que platão descreve a alegoria da caverna, raparece essa ideia, de que o sábio é o único capaz de se soltar das amarras que o obrigavam a ver apenas sombras e , ao dirigir-se para fora contemplar o sol, que representa a ideia do bem, então "alcançar o bem" relaciona-se com a capacidade de "compreender o bem".
ARISTÓTELES: O JUSTO MEIO
- A felicidade
- A virtude
- A moral nao e uma ciencia exata, pois sofre interferencia dos fortes afetos das paixoes humanas, o que acaba submetendo a ordem da razao. A teoria da mediana criada por Aristoteles, diz que toda virtude e boa quando e controlada tanto no seu excesso quanto na sua falta, ou seja, encontrar o meio termo entre os dois extremos, que sao chamados vicios.
- Segundo Aristoteles, o individuo bom, e aquele que nao pensa apenas em si, mais que se preocupa com as dificuldades e os problemas das pessoas proximas a ele.
O JUSTO MEIO, A JUSTIÇA E AMIZADE
Copy of Trabalho de filosofia
By Vinícius Brignoli
Copy of Trabalho de filosofia
- 421