Anabela Bernardes
Professora 1.ºCEB
Título: «O jogo da Bruxa Salomé» Autores: Anabela Bernardes e Valter Rato Público-alvo: alunos do 1.º CEB (aconselhado a partir do 2.º ano de escolaridade) Data: junho de 2020 Duração estimada: 1h Contextualização: Trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Recursos Multimédia para o Ensino e Aprendizagem do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (2019-2021) na Escola Superior de Educação de Lisboa sob orientação das professoras Adriana Cardoso, Joana Souza e Susana Pereira. Recursos multimédia utilizados: https://slides.com/, https://learningapps.org/, https://pixlr.com/ e https://www.google.com/forms/about/
Canção da Bruxa - Origem: Porto Editora: Manual Escolar TOP! Português 2.º ano
Este Recurso Educativo Multimédia foi elaborado para alunos do 1.º CEB (a partir do 2.º ano de escolaridade). Objetivo principal: levar os alunos a descobrir o que são determinantes (conteúdo de Gramática do Português). Seguimos uma linha de atividades, pela descoberta, próprias de um Laboratório Gramatical. Os alunos são levados, de uma forma lúdica, a passar por uma sequência gradual de desafios. Estes são remetidos para o imaginário dos contos maravilhosos, com uma personagem principal imaginária (a Bruxa Salomé) e com uma estratégia de gamificação baseada na recuperação dos objetos que a bruxa perdeu durante uma tempestade. Em cada um dos desafios, existem atividades, prévia e intencionalmente delineadas, para que o aluno vá tirando as suas conclusões e observando a sistematização dos conhecimentos que vai construindo sobre os determinantes. Assim, pretende-se que os alunos realizem descobertas de forma a concluírem que: 1.º - os determinantes ocorrem, tipicamente, à esquerda dos nomes; 2.º - os determinantes artigos definidos são diferentes dos determinantes artigos indefinidos, em termos do significado que atribuem ao nome; 3.º - os determinantes artigos definidos e os determinantes artigos indefinidos concordam com os nomes em género e em número.
Os dois irmãos, Anabela e Valter, já conhecem bem a Bruxa Salomé.
Andam escondidos, mas deves escutar sempre os seus conselhos!
1.º DESAFIO
Ouve o que nos diz o Caldeirão:
Sou o caldeirão mágico
Sou negro como o carvão
Não me pegues com a mão
Senão, fica um jogo trágico.
A bruxa Salomé está zangada
Dói-lhe a cabeça, e até o pé
Pois grita e fez um banzé
Com relâmpagos e trovoada
1.º Jogo
1.º DESAFIO
Ouve o que nos diz o Caldeirão:
Sou caldeirão o mágico
Sou negro como carvão o
Não me pegues com mão a
Senão, fica jogo um trágico.
Bruxa a Salomé está zangada
Dói-lhe cabeça a, e até pé o
Pois grita e fez banzé um
Com relâmpagos e trovoada
2.º Jogo
1.º DESAFIO
Jogo único
2.º DESAFIO
1.º Jogo
3.º DESAFIO
2.º Jogo
3.º DESAFIO
CONCLUSÕES
Já descobriste que algumas das palavras que acompanham os nomes são os «Determinantes Artigos».
Eles servem para identificar um nome e estão sempre à sua esquerda e também têm de concordar sempre com o nome tanto em género (masculino/feminino) como em número (singular/plural).
Essas palavras, quando se referem a grupos com pessoas e objetos bem específicos, são chamadas de Determinantes Artigos Definidos (o, a, os, as).
Se estas palavras se referem a grupos de objetos ou pessoas, de forma pouco específica ou indeterminada, são denominadas como Determinantes Artigos Indefinidos (um, uma, uns, umas).
1.º Jogo
4.º DESAFIO
2.º Jogo
4.º DESAFIO
3.º Jogo
4.º DESAFIO
E com eles voaram muitos amigos!
Todos ficaram felizes pois a Bruxa Salomé até era divertida!
By Anabela Bernardes
O jogo da Bruxa Salomé